Fifa estraga eleição do melhor jogador do mundo

messi-quinta-bola-de-ouro-2015-11012016-610x330

Fifa acaba de esculhambar a escolha do melhor jogador do mundo ao abrir a votação, por meio da internet, aos torcedores. Não que a torcida não tenha de ser consultada, o que pesa contra são os critérios subjetivos na hora de votar. Participação democrática sempre é bem-vinda. O problema é que, em eleições desse tipo, nem sempre se escolhe aquele jogador que tem mais bola. Prevalece a paixão, idolatria. Nesse caso, por ser caladão e introspectivo, Lionel Messi corre grande risco de ficar fora da lista dos três mais votados em 2016. O craque argentino tem cinco bolas de ouro na sua coleção.

De acordo com a decisão da Fifa, torcedores terão peso significativo na escolha do jogador bola de ouro ao dar a eles 50% dos votos junto com 200 jornalistas de países filiados à entidade. Os outros 50% serão votos de técnicos de seleções nacionais e respectivos capitães.

A eleição pode se transformar em uma guerra de torcidas de clubes. Comunidades, por exemplo, do Real Madrid querendo esmagar a do Barcelona despejando seus votos em Cristiano Ronaldo contra Lionel Messi.

Vai pesar, e muito, a capacidade de mobilização das torcidas em cima de um nome para prevalecer a paixão por determinado jogador e não pelo seu desempenho em campo.

O caso do gol mais bonito da temporada passada, vencido pelo brasileiro Wendel Lira, é bem ilustrativo. Ele só ganhou a eleição por uma mobilização fora do comum nas redes sociais pedindo voto ao seu gol.

No futebol a paixão manda. Daqui para frente, candidatos a melhor do mundo serão obrigados a jogar muita bola e cativar torcedores. Messi, eleito cinco vezes o bola de ouro, que se cuide. Seu negócio é não ocupar as redes sociais e sim encantar multidões com a bola nos pés. Não precisa de mídia para aparecer.

Na sexta-feira (05/11), a Fifa vai divulgar a lista dos 23 concorrentes a melhor do mundo, troféu agora batizado de “The Best Football Awards”. Neste mesmo dia, a entidade abre votação online que se estenderá até 22 de novembro.

selecao-do-ano-da-fifa-foi-premiada-durante-a-cerimonia-da-bola-de-ouro-1452535453881_956x500A premiação está prevista para dia 9 de janeiro 2017 em oito categorias diferentes: melhor jogador e a melhor jogadora, o melhor técnico de time masculino, o melhor treinador de equipe feminina, o gol mais bonito (Prêmio Puskas), o prêmio Fair Play e a seleção do ano – com os 11 jogadores eleitos apenas pela comunidade de jogadores.

Outra novidade é um troféu destinado às torcidas (Fan Award), que também será decidido com voto do público. Neste caso, um grupo de analistas vai escolher momentos de intensa paixão de torcedores e submeter ao voto online.

600

“Este evento será sobre futebol e seus participantes mais apaixonados – jogadores, treinadores e torcedores. É um novo evento, com novas abordagens para celebrar o jogo que todos nós amamos”, disse Gianni Infantino, presidente da Fifa.

Quando reúne jogadores e torcedores em uma premiação, a entidade quer na verdade é se tornar um pouco mais popular. Mergulhada até o pescoço em escândalos de corrupção, com troca de comando nos últimos dois anos e dirigentes do alto escalão puxando cana, a Fifa espera tirar um pouco da lama que encobre seu nome neste momento. Daí essa iniciativa de atrair a participação popular na escolha dos melhores do mundo do futebol.

8 comentários em “Fifa estraga eleição do melhor jogador do mundo

  1. Se for pensar em qualidade e rendimento em campo individual e coletivo, Cristiano Ronaldo não ganharia essas duas últimas bola de ouro que ele ganhou. O rendimento dele é baixo e não é regular em todas as partidas, o desempenho dele no coletivo nem se fala. E outra coisa acho errado nomear um jogador a melhor do mundo porque o clube que jogou ganhou um título ou o país que jogou ganhou título, para mim vale o futebol jogado e o Messi está disparado desde 2009 até hoje 2017. Neymar joga muito mais bola que o Cristiano Ronaldo.

    Curtir

  2. Messi ganhou 2 premios injustos, em 2010 após ser eliminado da champions e da copa do mundo perdendo de 4×0 pra alemanha levou o premio quando iniesta e xavi haviam ganho a copa com facilidade, em 2006 ronaldinho arrebentou e ganhou a champions e perdeu a copa do mundo e o premio foi pra um zagueiro da italia, em 2012 messi perdeu a championms pro chelsea e nem foi pra final, premio pra ele, messi brilha em partidas comuns onde o barça se impoe com muita ajuda do neymar, mas nas decisoe amarela, na copa 2014, nas copas americas com chile, nos superclassicos recentes, perdeu penalty da decisao com chile e saiu chorando como perdedor infantil dizendo que nao joga mais, depois volta, ja CR7 e neymar , brilham nos superclassicos e finais, jogos importantes, CR7 decidiu a champions, levou pórtugal a final e titulo da euro, é artilheiro em topdos os torneios e tem bale ao seu lado, cara que erra todos os passes, e o fominha do benzema, alem de craque CR7 tem liderança e esforço, vencedor com selecao, messi se aposenta sem nenhum titulo pela selecao principal, e olha que ja disputou 3 copas do mundo e 4 copa am,ericas, e hoje sua selecao esta na repescagem, se futebol fosse so exibição individual denilson levaria todos os premios bola de ouro, messi nao mereceu a metade dos que tem.

    Curtir

Deixe um comentário