Neymar caminha rumo ao recorde de gols vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Tem 67, dez a menos que Pelé, graças aos quatro que marcou nos últimos três jogos do Brasil nas Eliminatórias da Copa 2022 e abertura da Copa América 2021. Não será surpresa se superar o Rei ainda nesta temporada.
Gols a granel na hora mais inútil.
Fazer história parece simples ao craque quando se conta o número de bolas na rede. Escorado em seu enorme talento, Neymar pulveriza goleiros, sentencia seus marcadores e ainda serve de bandeja companheiros privilegiados na grande área.
Se a penca de gols cresce a cada jogo da Seleção, falta a Neymar os gols decisivos. Gols que levariam o Brasil à glória suprema.
Desde 2013, quando se viu protagonista na conquista da Copa das Confederações no Maracanã, Neymar tem sido um anônimo nas competições de peso.
Caiu golpeado nas costas em jogo das quartas de final da Copa de 2014, um degrau antes do 7 a 1 da Alemanha. Quatro anos depois, chegou abalroado recuperando-se de cirurgia na Copa da Rússia 2018, onde a fama injusta de cai-cai se alastrou no mundo. E voltou para casa mais cedo eliminado pela Bélgica na segunda Copa de sua carreira.
Um ano depois de passar sem brilho pelos estádios russos, teria a chance de retomar seu caminho na Copa América 2019 no Brasil. Nas vésperas do torneio enfrentou denúncia de assédio sexual e ainda sofreu uma lesão. Com o pé machucado e nas pegadas da Justiça, não jogou a Copa América.
Sem poder atuar dentro de campo, cotejou presidente Jair Bolsonaro nas tribunas dos estádios nos jogos da Seleção.
Refeito, só faz aumentar a coleção de gols com amarelinha. Deita e rola nos amistosos, jogos das Eliminatórias da Copa Catar 2022 e, bem provável, vai enfileirar um gol atrás do outro nessa famigerada Copa América 2021. Pelé que se cuide.
Neymar, sem medo de errar, será o maior artilheiro da história da Seleção Brasileira. Em breve.
Por enquanto, a maioria de seus gols tem sido na hora mais inútil do escrete.
5 top artilheiros da Seleção – segundo a Fifa:

5 top artilheiros da Seleção Brasileira – segundo a CBF:
