CBF está diante de um dilema na escolha do técnico da Seleção Brasileira. Não há um nome de consenso na mesa do presidente Ednaldo Rodrigues. E pouco se avançou desde a semana passada quando se consumou o desligamento de Tite do comando do escrete. Palmeiras pode ajudar.
Abel Ferreira, português técnico do Palmeiras, continua o preferido, o número 1, da maioria de analistas e de boa parte da torcida nacional.
Seria o favorito disparado não fosse o pontapé que acertou o microfone da TV Globo há poucos minutos de o Palmeiras conquistar a Supercopa do Brasil diante do Flamengo, sábado (28/1), no Mané Garrincha, Brasília.
Pontapé de Abel no microfone deu munição a seus críticos de plantão e de boa parte da mídia clubista na chamada crônica esportiva brasileira.
Comportamento de Abel continua sob ataque intenso há quase uma semana depois do microfone voar. Ataque tão estrondoso a ponto de a CBF, segundo alguns jornalistas de respeito, ter riscado o nome do técnico do Palmeiras da lista de candidatos a assumir a Seleção.
Sem Abel Ferreira na lista, as opções da CBF diminuem tendo em vista o cartel de treinadores no futebol nacional.
Para se ter uma ideia mais clara da sinuca da CBF, dos 20 clubes da Série A do Brasileirão 2023, dez, isso mesmo dez, são dirigidos por técnicos estrangeiros: 7 portugueses, 2 argentinos e 1 uruguaio.
Onda gigante de estrangeiros no comando dos principais times do Brasil intimida a CBF.
Presidente Ednaldo reforçou, em suas últimas manifestações públicas, a necessidade de a Seleção ter um técnico que saiba trabalhar as categorias de base. Valorizar os meninos das Seleções Sub-15, Sub-17 e Sub-20.
“Não podemos perder os jovens jogadores que passam por nossas seleções de base e somem no futebol internacional sem continuidade na Seleção principal”, disse Ednaldo Rodrigues
Sendo assim, esse blog Prósperi News lança o nome de Paulo Victor Gomes, técnico do Palmeiras Sub-20, a assumir a Seleção Brasileira principal.
PV, como é conhecido, tem 33 anos e currículo de peso nas Seleções de base da CBF, de 2017 a 2021, e foi auxiliar número 1 de André Jardine na conquista da medalha de ouro na Olimpíada do Japão em 2021. PV conhece a casa e a maioria da garotada que vai chegar na Copa do Mundo 2026.
No Palmeiras, conquistou todos os títulos nacionais da categoria Sub-20 em 2022 e abre a temporada 2023 com o bi da Copinha São Paulo de Juniores. Confira perfil de Paulo Victor Gomes
Por que não Paulo Victor? Se Abel Ferreira está vetado por comportamento duvidoso, a CBF poderia analisar a opção PV.
É preciso coragem e convicção, presidente Ednaldo.
Aos céticos de narizes tortos, sugiro análise do currículo de Lionel Scaloni, técnico campeão do mundo no comando da Argentina na Copa Qatar 2022. Quem era Scaloni no futebol antes de assumir a seleção de Lionel Messi?
Técnicos estrangeiros na Série A do Brasileirão 2023:
Atlético-MG – Eduardo Coudet (argentino)
Bahia – Renato Paiva (português)
Botafogo – Luis Castro (português)
Bragantino – Pedro Caixinha (português)
Coritiba – Antonio Oliveira (português)
Cruzeiro – Paulo Pezzolano (uruguaio)
Cuiabá – Ivo Vieira (português)
Flamengo – Victor Pereira (português)
Fortaleza – Juan Pablo Vojvoda (argentino)
Palmeiras – Abel Ferreira (português)
Os dez brasileiros:
Mano Menezes (Internacional)
Renato Gaúcho (Grêmio)
Paulo Turra (Atletico-PR)
Fernando Lázaro (Corinthians)
Rogerio Ceni (São Paulo)
Odair Helmmann (Santos)
Fernando Diniz (Fluminense)
Marcelo Barbieri (Vasco)
Eduardo Barroca (Goiás)
Vagner Diniz (América-MG)