Luiz Antônio Prósperi –  8 de junho (19h21) –

Casemiro não tinha a menor ideia de seu futuro na Seleção Brasileira e Manchester United há um ano. Fora das convocações de Dorival Júnior em 2024 e encostado por Erik Ten Hag no clube inglês, pensava que só ele e mais ninguém poderia reverter o ocaso de sua carreira. E consegue. Reconquista seu espaço no United e na Seleção com a chegada de Carlo Ancelotti. Na entrevista concedida nesta manhã chuvosa de domingo (08/6), antes do treino do escrete no CT do Corinthians, Casemiro contou de sua saga: “Sem dúvida, foi um dos anos com mais resiliência, foi um dos anos mais felizes da minha carreira. Fico feliz por voltar à seleção, voltar com bom futebol, isso é o que eu gostaria de dar mais ênfase.”

“Não estou aqui por conhecer o treinador, mas por merecimento”.

Acompanhei a coletiva de Casemiro e era notório a seriedade como encarava as perguntas. Não havia espaço para tédio e desprezo. Confira o que disse um dos “donos da Seleção” sob tutela de Carlos Ancelotti:

Ano da redenção

“Para mim, esse ano foi um dos anos mais importantes da minha carreira. Até mesmo por escolha do treinador você acaba estando de fora, mas nunca deixei de trabalhar, esse é meu grande êxito. Sem dúvidas, é um dos anos mais importantes, se não for o ano mais importante. Todo mundo quer falar de títulos, vitórias, grandes jogos, mas quando você não joga e consegue mudar a opinião de um treinador que chega e não te coloca para jogar, aí você recebe elogios de um treinador que não conta contigo.

“Sem dúvida, foi um dos anos com mais resiliência, foi um dos anos mais felizes da minha carreira. Fico feliz por voltar à seleção, voltar com bom futebol, isso é o que eu gostaria de dar mais ênfase. Não estou aqui por conhecer o treinador, mas por merecimento. Sem dúvida, foi um dos anos mais importantes da minha carreira”.

Amigo do Rei

“Eu tive a felicidade de ter trabalhado com ele na primeira e na segunda passagem pelo Real. Sem dúvidas, um dos pontos fortes dele é o lado humano, essa relação que ele tem com os jogadores, essa proximidade e facilidade de lidar com os jogadores. Ele está sendo uma pessoa humilde, apesar do currículo que tem no futebol. Esse lado humano, essa facilidade de lidar com os jogadores é um dos pontos fortes. Sobre títulos, falaríamos por dias do que ele já fez, mas o lado humano é o que me surpreende todos os dias”.

Casemiro retoma seu lugar na Seleção – foto: CBF oficial

Líder do escrete

“Primeiro, o lado de campo, que para mim é o mais importante, fazer as coisas bem dentro de campo, impor respeito, passar experiência. Depois, claro que quando você trabalha com o treinador e já sabe a linha de trabalho dele, facilita mais. Até para passar (para os outros), estou há mais tempo aqui, tenho mais voz ativa no vestiário. O meu lado já é um pouco mais fácil. Volto a falar: ele é muito fácil de lidar, muito humilde e aberto a expressar opinião. Esse lado é mais tranquilo”.

Acompanhe reportagens da Seleção Brasileira aqui no Prósperi News

Próxima parada: Paraguai

“Cada jogo é uma história. Falando de característica e, provavelmente… Aqui estamos supondo: vai ser um jogo de posse de bola e o Paraguai querendo jogar na transição. Foi assim no jogo de lá, o Brasil tentando furar (a defesa) e eles na transição, com jogadores de velocidade. Vai ser um jogo mais de equilíbrio mental, saber o momento certo. Do lado da torcida, se o Brasil pensar em jogar defensivamente, não vai saber. A característica do Brasil é ofensiva. Mas temos que melhorar, não adianta eu falar que estamos em grande momento. A seleção brasileira sempre tem que estar no mais alto possível, sempre com respeito ao adversário”.

Casemiro elogia Neymar – foto: CBF oficial

“Em relação ao último jogo, não sofremos gols, tivemos solidez defensiva, agora é para dar um passo mais, atacar melhor. Uma pena que treinamos três ou quatro dias e agora tem que refazer o ataque, priorizar o ataque. Tudo isso é uma construção. Na preleção, o treinador estava pedindo muito a questão de atitude. Não é quem defende melhor, é atitude. A atitude da equipe no último jogo foi muito boa. Agora, principalmente nesse jogo, em que o Paraguai tem mais característica de transição, temos que priorizar a parte ofensiva, ser mais agressivo nesse último terço do campo”.

Neymar imprescindível

“O que falar do Neymar? Ele é um jogador fora da curva, no meu ciclo de futebol ele é top 3: Neymar, Cristiano Ronaldo e Messi. A gente sabe que ele precisa estar bem fisicamente. Estando bem fisicamente, ele é o melhor disparado. E o treinador falou isso. Cabe ao Neymar voltar a estar bem fisicamente, voltar a estar feliz, ele é necessário na seleção e em qualquer clube do mundo. Mas precisa estar bem fisicamente e mentalmente. Esse cara bem é melhor que qualquer um disparado. Precisamos de um jogador dessa qualidade. Ele bem, vai fazer muito a diferença, é jogador de outro mundo.”

Casemiro nas lentes da imprensa na coletiva – foto: CBF oficial

Dono da Seleção

Eu não mando em nada, quem manda aqui é o presidente, o mister. A gente acaba brincando. Mas eu sou um soldado, como todos os jogadores, um soldado do treinador, da seleção brasileira, queremos fazer o melhor para a seleção. Aqui ninguém manda em nada, aquilo é um momento de brincadeira até pela relação que tenho com Vini.

Volta por cima no United

“São coisas que acabam até acontecendo internamente, eu sou das pessoas que quando acontece internamente não gosto de transmitir muito. É claro que fui conversar com o treinador e ele foi aberto comigo, disse que era opção dele, nada contra mim. Não tinha outra opção a não ser seguir trabalhando e esperar a oportunidade. Não acho que teve uma recaída tão grande falando do meu aspecto individual, mas quando o clube não joga bem tem que ter mudanças. Fui perguntar para ele e ele falou que era mais questão de escolha de jogar, que eu esperasse a oportunidade. Quando joguei, correspondi à altura do que ele pediu.”


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo