Luiz Antônio Prósperi – 31 janeiro (12h10) –
Neymar está entre nós desde a manhã desta sexta-feira (31/1) ao desembarcar do voo de pouco menos de 20h, entre Riad e São Paulo a bordo de um jato fretado – voo mais acompanhado do mundo com média de 33 mil pessoas online seguindo o trajeto da aeronave. Previsão de chegada na sede do Santos no período da tarde, pousando com seu helicóptero no CT Rei Pelé. E dali correr para abraços com direito à recepção festiva de Mano Brown e de artistas torcedores do Santos em shows na Vila Belmiro. Daqui para frente a expectativa é por um impacto absurdo de Neymar em todas as esferas do futebol brasileiro.
O que se pode esperar de Neymar?
No Santos
Evidente, um ganho técnico ao time até então inimaginável no início da temporada 2025.
Novos reforços de jogadores importantes dispostos a jogar ao lado do craque.
Aumento no número de sócios-torcedores, programa Sócio-Rei – mensalidades de R$ 27 a R$ 142. Até semana passada (25/1), clube tinha 48 mil afiliados no Sócio-Rei. Após o anúncio da contratação de Neymar, número de sócios saltou para 55 mil em um dia.
Aumento de receitas com a venda de camisas e marketing ampliado em patrocínio e publicidade. Umbro, fornecedora dos uniformes do Santos, deve antecipar lançamento da nova camisa já com a grife Neymar. E apostar em uma versão da camisa azul turquesa usada pelo craque no ano do centenário do clube em 2012.

Aumento de bilheteria de jogos. Bem provável que o Santos use mais o Pacaembu, com capacidade de pouco mais de 20 mil torcedores, que a Vila Belmiro (15 mil).
Aumento na receita nos direitos de TV. Detentoras dos direitos já reprogramam suas grades ampliando número de transmissão dos jogos do Santos.
Aumento do número de torcedores do Santos. Geração que acompanha o craque apenas no video-game poderá ver o ídolo de perto e nos estádios. Vem aí uma nova leva de santistas.
Santos volta a ser destaque no cenário internacional com Neymar em suas fileiras.
Na Seleção Brasileira
Neymar pode salvar Dorival Júnior, ainda sem convencer no comando do escrete, e devolver a identidade perdida da Seleção Brasileira nos últimos anos. Brasil terá dois jogos importantes em março nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026: Colômbia em Brasília e Argentina em Buenos Aires.
Neymar terá pouco menos de 40 dias para jogar no Santos e chegar em boas condições físicas até a convocação da Seleção nos jogos em março.
Nos jogadores de outros clubes
Tem sido unânime na maioria dos clubes brasileiros a expectativa por ter Neymar como adversário. Jogadores como o holandês Memphis Depay (Corinthians), Gabigol (Cruzeiro), Phillipe Coutinho (Vasco), Pedro, Danilo e Alex Sandro (do Flamengo), Hulk (Atlético-MG), entre outros, deram boas-vindas ao craque. Rodrygo e Vini Jr (Real Madrid), Lucas Paquetá e outros companheiros de Seleção também abraçaram o ídolo.
Na Mídia
Emissoras de TV e streaming reforçam suas equipes e apostam em profissionais consagrados para acompanhar Neymar nos jogos. Galvão Bueno e Mauro Naves, parceiros de muitos anos na Globo, estarão juntos na Prime no Brasileirão. Record vem com Cleber Machado. CazéTV no streaming reforça sua equipe contratando ex-jogadores e jornalistas. Globo vem com Denilson Show. TV UOL aposta em Milton Leite, ex-Globo. Maioria dos sites especializados em futebol já ampliam cobertura diária do Santos.
E o que o futebol brasileiro pode esperar de Neymar?
Uma sequência normal de jogos sem interrupções por lesões graves que o perseguem desde a Copa do Mundo de 2014.
Todos os que gostam de futebol esperam ver Neymar em campo e não apenas no Instagram entre os 222 milhões de seus seguidores na rede social.





Deixe um comentário