Luiz Antônio Prósperi – 18 junho (17h10) –
Palmeiras tem Mundial? A Fifa diz que sim ao publicar relatório dos 32 clubes participantes do Mundial de Clubes 2025. Documento gráfico, divulgado terça-feira (17/6), elenca todas as conquistas de cada um dos clubes. No quadro do Palmeiras, a Fifa reconhece a Copa Rio 1951 como Copa Intercontinental – mesmo peso dado às Copas Intercontinentais conquistadas por Grêmio, Flamengo, São Paulo, por exemplo. Era a Copa Toyota em jogo único entre o campeão da América do Sul e o campeão da Europa. Era a chancela de campeão mundial antes de a Fifa acolher o torneio e reconhecer os títulos.
Ao autenticar a Copa Rio 51 como Copa Intercontinental, a Fifa reconhece o pedido do Palmeiras como campeão mundial. Seria simples não fosse a polêmica e desdém dos rivais do clube paulista. Mais que isso: a falta de um documento oficial da Fifa patenteando a conquista do Palmeiras.
Outro estranhamento vem da própria Fifa no seu site oficial. Ao acessar a página do “Fifa publica Relatório de Clubes da Copa do Mundo de Clubes 2025”, site remete à página “inside-Fifa”. E a mensagem que aparece é: “Desculpa – essa página não está disponível”.
Mensagens disponíveis no site oficial da Fifa a partir das 16h e pelo menos até às 17h25 desta quarta-feira (18/6). Confira:
Você abre essa página e vai no tópico e clica no “Organização” – Fifa publica Relatório de Clubes da Copa do Mundo de Clubes da Fifa 2025″ – 17 de junho 2025:

Ao dar o clique no “Relatório…”, uma outra página aparece com essa imagem abaixo:

Quem conseguiu acessar antes de a Fifa fechar a página do “Relatório dos Clubes” encontrou o gráfico abaixo (recorte publicado na plataforma X – Twitter). Confira:

Primeira página da Gazeta Esportiva da edição de 22 de julho de 1951






Deixe um comentário