Luiz Antônio Prósperi – 30 junho (19h40) –

Fluminense vence Inter de Milão por 2 a 0 e avanças às quartas de final do Mundial de Clubes. Feito extraordinário construído com os pés no chão. Bem diferente de Filipe Luís na derrota do Flamengo para o Bayern Munique, Renato Gaúcho adota estratégia de se defender até o limite e minar o adversário no que o inimigo tem de mais frágil. Tática funciona. Flu despacha o time vice-campeão da Europa e vai medir forças com o Al Hilal, da Arábia Saudita, que surpreendeu eliminando o Manchester City com vitória por 4 a 3.

Impensável a vitória do Flu? Sim, se a discussão rala da enorme diferença entre futebol europeu e brasileiro fosse determinante. Não se discute inferioridade. Se usa dessa verdade para iludir o oponente. Renato Gaúcho segue esse enredo, pensa no que fazer e vai para o jogo contra a Inter entendendo que era preciso aumentar a estatura de seus defensores, adotar três zagueiros, três volantes e dar Arias e Cano a tarefa de fazer os gols.

Era preciso neutralizar a Inter por cima e por baixo. Tirar proveito da avançada média de idade do time italiano, exigir suor acima do limite do adversário. Dito e feito.

Bem melhor ainda, o gol logo aos quatro minutos de jogo em lance criado por Arias e executado por German Cano.

Gol surpreende a Inter e a ajuda Fluminense a não sair de sua fortaleza. Dali para frente era derrubar um a um os azuis na escalada da muralha. Leva duas bolas na trave, sorte do goleiro Fábio, 44 anos.

Roteiro segue assim até a última cena quando Hércules, por ironia de seu nome, completa a demolição da Inter com um gol no minuto final. Fluminense 2 a 0. Inter esfacelada.

E o futebol brasileiro botando banca na Europa. Se o Botafogo havia feito a proeza de derrotar o PSG, atual campeão europeu, Fluminense completava o serviço despachando o vice-campeão do Velho Continente.

É de se seguir adiante de perto erguido. Fluminense e Palmeiras continuam no Mundial de Clubes.


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo