Espanha vence Croácia na estreia na Euro 2024

Espanha enquadra Croácia na estreia e apresenta suas credenciais na Euro 2024

A conversa era entre futebol mais descontraído e de velocidade da Espanha e o jogo clássico de troca de passes cadenciados da Croácia. Garotos da fuzarca contra veteranos carrancudos. No fim, prevalece  o jeito mais intenso da Espanha com a categórica vitória por 3 a 0, em Berlim, na partida de abertura do Grupo B.

Espanhóis deixam claro ainda no primeiro tempo que a proposta deles é a mais viável ao futebol de hoje. Abrem três gols com base em três conceitos: Morata, aos 29, em contra-ataque; Fabián Ruiz, aos 32, em lance de habilidade de Yamal e dribles do autor do gole fecha a conta com Carvajal, no cruzamento de Yamal, aos 47.

Yamal, 16 anos, uma assistência e uma participação dcisiva em três gols da Espanha – alô Dorival Jr, escala Endrick, 17 anos, titular do Brasil na Copa América 2024.

Então estamos combinados. Espanha impõe seu estilo na primeira parte do jogo. E a Croácia, com aquele inteligente lenta-lenga na troca de passes para acalmar o adversário e ditar as regras do embate, se surpreende ao levar três gols na sacola.

Modric, referência croata aos 38 anos, estava desaparecido, assim como seus parceiros de meiuca Kovacic e Brozovic. Em contrapartida, Rodri, patente espanhola em companhia de Pedri e Ruiz, presente. Isso diz muito da vitória parcial de La Roja.

No segundo tempo, os croatas estavam obrigados a mudar de postura. Dez minutos e alguns lance de gol, o técnico Zlatko Dalic manda Perisic no lugar de Budimir, tentativa de qualificar seu ataque. Luis de la Fuente responde com Olmo, camisa 10 convicto, na vaga de Pedri.

Mudança de Dalic no ataque não tem efeito esperado. Então era hora de ousar, saem Modric e Kovacevic entram os mais novos Sucic e Pasalic.

Mordric na sua quinta Euro
Modric, 39 anos, na Euro 2024

Ícone Modric, 39 anos, deixava o campo a pouco mais de 20 minutos para acabar o jogo. Tempo escoa na sua despedida do time croata. Uma história com início na Copa do Mundo 2006 na mesma Alemanha de agora da Euro 2024.

Modric fora de ação, Croácia avança sua tropa. Consegue um pênalti de Rodri em Perisic. Rodri deveria ser expulso – não enfrentaria Itália na segunda rodada. Petkovic bate, Unai Simon defende. No rebote, Perisic serve Petkovic que faz o gol. VAR interfere e anula o gol croata por invasão na área.

Gol anulado, fim da esperança da Croácia. Vitória da Espanha e um sinal de que pode ir muito longe na Euro 2024.

3 comentários sobre “Espanha enquadra Croácia na estreia e apresenta suas credenciais na Euro 2024

Deixe um comentário