Marrocos elimina Espanha na força de sua torcida

foto: Twitter Fifa

Marrocos avança às quartas de final da Copa Mundo Qatar 2022 eliminando a Espanha na decisão por pênaltis. Livros de história do futebol contarão por décadas a epopeia dessa classificação. Uma vitória de uma torcida incansável, vibrante, cantante até na alma a empurrar seus jogadores à glória máxima que um jogo permite.

Desde o início, os marroquinos não economizaram energia. Carregavam nos gritos, tambores e cânticos, compasso entre alma e coração. Deram alimento aos seus representantes dentro de campo. Impressionante.

Quando a bola estava nos pés dos espanhóis, o estádio com quase 45 mil pessoas – a maioria esmagadora de marroquinos – era dominado por sibilos das vaias estrondosas. De ensurdecer muçulmanos e cristãos.

Mesmo sob o manto dos decibéis contra, a Espanha não perdia organização. Dava ritmo ao jogo, com absurda troca de passes. Ia para lá de para cá, rodando a bola. E chutar ao mesmo ao gol que era bom, quase nada.

Estatísticas apontaram troca de quase 800 passes entre os espanhóis e míseros dois chutes a gol.

Marrocos também pouco jogou bola. Pulsou com sua gente das arquibancadas, mas não deu muito trabalho ao goleiro Unai Simon. Zieyk e Hakemi, pela direita, eram os que mais incomodavam o time de Luiz Enrique.

A rigor as duas seleções não produziram um futebol técnico de excelência nem criaram situação de gol. Em 90 minutos, ficaram no 0 a 0. Nos 30 de prorrogação, outro 0 a 0.

Foto: Twitter Fifa

Nos pênaltis, Marrocos fez a diferença. Cada espanhol que pegava a bola para bater era apedrejado pelas vaias como um criminoso condenado. Sob pressão intensa, os espanhóis perderam três pênaltis. E os marroquinos, aclamados como reis do futebol, marcaram três. Final Marrocos 3 a 0 Espanha, na decisão final.

Um prêmio, um presente, um pote de ouro, uma dádiva a uma torcida que transformou o estádio nas ruas de Rabat, capital de Marrocos.

A menor distância entre Marrocos e Espanha é de 16 km ali no estreito de Gibraltar. No jogo, a torcida marroquina fez essa distância se prolongar por uma volta no globo terrestre.

Marrocos continua na Copa em busca das semifinais. Já chegou às quartas pela primeira vez em sua história no futebol. Se depender de sua torcida, vai bem mais longe ainda. Espanha volta para casa.


YouTube – Acompanhe cobertura jornalística da Seleção Brasileira e Qatar 2022 no canal Prósperi na Copa: https://www.youtube.com/@prosperinacopa