O Real Madrid é visto como a força motriz do Mundial
Torneio pode crescer de 32 para 48 clubes
Matt Hughes, The Guardian – 18 agosto 2025 (12h45) –
A Fifa considerará realizar a Copa do Mundo de Clubes a cada dois anos a partir de 2029, uma medida que colocaria mais pressão no calendário internacional e desencadearia outra reação negativa da Premier League e da UEFA.
O próximo Mundial de Clubes está previsto para daqui a quatro anos, após o primeiro torneio expandido para 32 equipes realizado nos EUA neste verão (no hemisfério norte), mas a entidade que rege o futebol mundial está sob pressão dos principais clubes para torná-lo um evento bienal.
O Real Madrid teria levantado a questão da mudança para um ciclo de dois anos durante as negociações com a FIFA em Miami, em junho, uma proposta que obteve apoio de outros clubes que não conseguiram se classificar para o torneio deste ano, incluindo Barcelona, Manchester United, Liverpool e Napoli.
O Chelsea recebeu £ 85 milhões em prêmios por vencer a competição e outros grandes clubes europeus querem a oportunidade de aproveitar os enormes fluxos de receita da Fifa, que estão sendo financiados em grande parte pela Surj Sports Investments, da Arábia Saudita.
O Liverpool, em particular, teve o azar de não participar este ano, pois atendeu a um dos critérios de classificação por estar entre os oito melhores clubes do ranking europeu, mas ficou fora porque optou por admitir no máximo dois times de um país. Chelsea e Manchester City ocuparam as vagas inglesas como recentes vencedores da Liga dos Campeões. Há uma exceção ao limite se mais de dois clubes de um país vencerem sua competição continental durante o período de qualificação, como foi o caso do Brasil este ano.
Fontes da Fifa disseram que, embora não haja nenhuma consideração séria sobre a realização da Copa do Mundo de Clubes em 2027, a situação provavelmente mudará depois de 2029, com a perspectiva de outro torneio ser realizado em 2031 a ser explorada.
As mãos da Fifa estão atadas no curto prazo, já que o calendário internacional de partidas está fixo até 2030, com apenas a Copa do Mundo de Clubes de 2029 prevista, como parte de um memorando de entendimento assinado entre a Fifa e a Associação Europeia de Clubes há dois anos.
Com a FIFA já enfrentando ações judiciais da Liga Mundial, um grupo de lobby internacional que inclui a Premier League, não há interesse em agravar ainda mais a situação destruindo o calendário atual. A Liga Mundial entrou com uma ação judicial na Comissão Europeia, com o apoio do sindicato global de jogadores, Fifpro, acusando a FIFA de “abuso de posição dominante” por supostamente não consultá-la sobre o calendário do Mundial de Clubes.
Realizar a nova competição a cada dois anos aumentaria ainda mais as tensões, mas ambos os lados reconhecem que todo o calendário global após 2030 está aberto para negociação.
Como parte de uma troca para entrar no futebol de clubes, fontes indicaram que a Fifa pode estar disposta a remover a pausa internacional de junho para aliviar a carga de trabalho dos jogadores e criar espaço para eventos como a Copa do Mundo de Clubes, embora isso seja contestado pela que usa as datas do verão para sediar as finais de sua competição da Liga das Nações.
Em um discurso de pré-temporada na semana passada, o diretor executivo da Premier League, Richard Masters, expressou suas preocupações com a expansão do Mundial de Clubes, embora os maiores clubes da primeira divisão pareçam discordar.
“A FIFA foi criada para regulamentar o jogo global e administrar o futebol internacional, e o Mundial de Clubes é uma mudança para o futebol de clubes”, disse Masters. “As ligas e os jogadores não foram consultados sobre o calendário e a programação da competição, e acredito que, seja qual for a próxima iteração, precisamos ser consultados sobre isso.”
“Obviamente, isso tem um impacto no calendário da temporada da Premier League, isso está claro. Estamos pedindo um lugar à mesa, uma discussão adequada para as ligas.”
A Fifa está revisando os critérios de qualificação para a Copa do Mundo de Clubes de 2029 e pode aumentar o limite de dois clubes por país e, como relatado anteriormente pelo Guardian, está consultando se deve aumentar o número de equipes envolvidas de 32 para 48. A Copa do Mundo masculina do ano que vem e a Copa do Mundo Feminina de 2031 envolverão 48 equipes pela primeira vez, então expandir a Copa do Mundo de Clubes seria consistente com o modelo de torneio da Fifa.
Após conceder aos EUA os direitos de sediar a competição deste ano sem abrir licitações, a FIFA planeja iniciar um processo formal de licitação para futuros torneios. Catar, Espanha e Marrocos manifestaram interesse em sediar o Mundial de Clubes de 2029, com detalhes do processo de licitação previstos para o final deste ano.
(reportagem publicada no jornal The Guardian, da Inglaterra)





Deixe um comentário