Data e horário
O sorteio final será realizado nesta sexta-feira, dia 5 de dezembro de 2025, às 12h do horário local (14h de Brasília).
Local
O sorteio final será no Kennedy Center, em Washington, DC, nos Estados Unidos.
Seleções classificadas
Sorteio contará com a participação das seguintes 42 seleções:
-
Países-sede: Canadá, EUA e México
-
AFC (Ásia): Austrália, Arábia Saudita, Catar, Japão, Jordânia, República da Coreia, Irã e Uzbequistão.
-
CAF (África): África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Gana, Marrocos, Senegal e Tunísia.
-
Concacaf (América Central e Caribe): Curaçau, Haiti e Panamá.
-
CONMEBOL (América do Sul): Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.
-
OFC (Oceânia): Nova Zelândia.
-
UEFA (Europa): Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Escócia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Noruega, Portugal e Suíça
Vagas restantes
Seis das 48 equipes que participarão da Copa do Mundo 2026 ainda não foram definidas, e só serão conhecidas em março do ano que vem.
Quatro virão da repescagem europeia, que será disputado por: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Itália, Kosovo, Irlanda do Norte, Macedônia do Norte, Polônia, República da Irlanda, Romênia, Eslováquia, Suécia, Turquia, Ucrânia, País de Gales e Tchéquia.
Veja tabela e grupos da repescagem na Europa:
Confrontos em jogo único. Os dois vencedores de cada jogo dentro dos grupos se enfrentam em partida única e quem ganhar se classifica à Copa do Mundo 26.
Chave A
Itália x Irlanda do Norte
País de Gales x Bósnia
Chave B
Ucrânia x Suécia
Polônia x Albânia
Chave C
Turquia x Romênia
Eslováquia x Kosovo
Chave D
Dinamarca x Macedônia do Norte
Rep. Tcheca x Irlanda
As outras duas vagas serão definidas entre seis vezes no Torneio Classificatório da FIFA para a Copa do Mundo da FIFA 26™ , que conta com Bolívia, Iraque, RD do Congo, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname.
Potes e regras do sorteio da Copa 2026:
Pote 1: Canadá; México; EUA; Espanha; Argentina; França; Inglaterra; Brasil; Portugal; Holanda; Bélgica; Alemanha.
Pote 2: Croácia; Marrocos; Colômbia; Uruguai; Suíça; Japão; Senegal; RI do Irã; República da Coreia; Equador; Áustria; Austrália.
Pote 3: Noruega; Panamá; Egito; Argélia; Escócia; Paraguai; Tunísia; Costa do Marfim; Uzbequistão; Catar; Arábia Saudita; África do Sul.
Pote 4: Jordânia; Cabo Verde; Gana; Curaçau; Haiti; Nova Zelândia; vagas A, B, C e D da Repescagem europeia; vagas 1 e 2 do Torneio Classificatório da FIFA.

No pote 1, Canadá, México e EUA — por serem países-sede — serão identificados por bolas de cores diferentes e, conforme for sorteados, serão automaticamente posicionados em A1 (México ― bola verde), B1 (Canadá ― bola vermelha) e D1 (EUA ― bola azul), conforme estabelecido na tabela de jogos divulgada em 4 de fevereiro de 2024. As outras novidades mais bem ranqueadas do pote 1 serão identificadas por bolas da mesma cor e alocadas automaticamente na posição 1 do grupo ao qual foram designados.
Para garantir o equilíbrio competitivo, dois caminhos distintos até as semifinais foram definidos durante o desenvolvimento da tabela de jogos.
Para garantir uma distribuição equilibrada das seleções, as quatro equipes mais bem colocadas no Ranking Mundial FIFA terão, no momento do sorteio, as seguintes restrições:
A seleção mais bem ranqueada (Espanha) e a segunda (Argentina) serão sorteadas em caminhos opostos, e o mesmo princípio se aplicará à terceira (França) e à quarta (Inglaterra).
Isso garante que, caso vençam seus grupos, as duas seleções mais bem ranqueadas não se enfrentem antes da final.
Nos potes 2, 3 e 4, a posição de cada seleção dentro do grupo será determinada conforme um padrão de alocação previamente definido.
Em princípio, nenhum grupo poderá ter mais de uma equipe da mesma confederação. Essa regra se aplica a todas as confederações, exceto a UEFA (Europa), que contará com 16 opções escolhidas. Cada grupo deve ter pelo menos uma e, no máximo, duas equipes da UEFA (Europa).
Para as duas vagas do torneio de repescagem da FIFA, alterando o cumprimento do princípio geral da FIFA — que determina que nenhum grupo pode ter mais de uma equipe da mesma confederação —, a restrição de confederação será aplicada às três seletivas que compõem cada um dos caminhos relacionados às duas vagas do torneio de repescagem da FIFA no pote 4.
Os procedimentos detalhados do sorteio, bem como informações adicionais sobre os quatro caminhos e sobre as posições atribuídas a cada pote dentro dos grupos, estão disponíveis no FIFA.com.
IMPORTANTE
A tabela de jogos da Copa do Mundo FIFA de 2026™ será divulgada ao vivo em Washington DC no sábado, 6 de dezembro.
- A divulgação completa dos locais e horários ocorrerá no dia seguinte ao Sorteio Final, às 12h (horário do leste dos EUA).
- O presidente da FIFA e lendas do futebol analisarão as partidas na presença de representantes das 42 seleções já classificadas e daquelas que ainda precisam se classificar.
- A transmissão ao vivo estará disponível para fãs do mundo todo através do FIFA.com, canais adicionais da FIFA e emissoras oficiais da FIFA na televisão.
A FIFA divulgará a tabela de jogos da Copa do Mundo FIFA de 2026™ em uma transmissão global ao vivo no sábado, 6 de dezembro, às 12h locais (14h de Brasília). Isso ocorrerá quase 24 horas depois de o mundo tomar conhecimento da tabela. 12 grupos inéditos de quatro equipes na tão aguardada Fase Final do torneio.
O anúncio será feito pelo presidente da FIFA, Gianni Infantino, acompanhado no palco por lendas da FIFA e na plateia por representantes das 42 seleções classificadas, bem como daquelas que ainda disputam uma vaga.
Locais e horários de início de todas as 104 partidas serão confirmados. A transmissão será feita ao vivo pelas plataformas da FIFA, incluindo FIFA.com e o canal da FIFA no YouTube, garantindo que os fãs do mundo todo possam acompanhar esse marco em tempo real. Uma transmissão ao vivo também estará disponível para emissoras internacionais.
O processo de alocação de jogos após o sorteio visa garantir as melhores condições possíveis para todas as equipes e espectadores e, sempre que possível, permitir que torcedores de todo o mundo assistam aos jogos de suas seleções nacionais ao vivo, em diferentes fusos horários. A versão final da tabela de jogos estará disponível em março, após a conclusão da Repescagem e o preenchimento das seis vagas restantes.
A Copa em três países e 16 cidades anfitriãs já tem quase dois milhões de ingressos vendidos.





Deixe um comentário