Torcida da Croácia no jogo contra Albânia

URGENTE: Sérvia ameaça retirar-se da Euro 2024 por causa de cantos de ódio

Euro 2024 está diante de uma crise política e à beira de mais violência nas ruas da Alemanha, quando os jogos caminham na segunda rodada do torneio. Notícia dessa quinta-feira (20/6) no The Guardian, de Londres, aponta uma ameaça da Sérvia de retirar-se da Eurocopa por causa de cantos de ódio de rivais Croácia e Albânia. Sérvia e Eslovênia se. enfrentaram nesse dia 20/6. Acabou 1 a 1, com direito a gol de empate dos sérvios no último minuto dos acréscimos do segundo tempo.

Leia reportagem do The Guardian narrada qui no blog Prósperi News:

A Sérvia está exigindo que a Uefa castigue a Croácia e a Albânia depois de acusar seus torcedores de cantos de ódio durante o confronto (empate 2 a 2) em Hamburgo, na quarta-feira (19/6).

Jovan Surbatovic, secretário-geral da Associação de Futebol da Sérvia, disse que uma queixa formal foi apresentada, alegando que os torcedores da Croácia e da Albânia gritaram “Mate, mate, mate o sérvio” durante o empate em 2 a 2 . Ele até ameaçou que a Sérvia, ela própria acusada pela Uefa pelos incidentes durante a derrota para a Inglaterra no domingo, pudesse se retirar do torneio.

“Em primeiro lugar, quero agradecer aos nossos adeptos pelo apoio no jogo contra a Inglaterra e espero que derrotemos a Eslovénia”, disse Surbatovic. “O que aconteceu é escandaloso e vamos pedir sanções à Uefa, mesmo que isso signifique não continuar a competição. Se a Uefa não os punir, pensaremos em como proceder.”

Na segunda-feira, a Federação Sérvia de Futebol foi acusada pela Uefa depois de os seus torcedores exibirem uma faixa que “transmitia uma mensagem provocativa imprópria para um evento desportivo” contra a Inglaterra e por atirarem objetos dentro do estádio de Gelsenkirchen.

A acusação surgiu depois de a Federação de Futebol do Kosovo se ter queixado ao órgão dirigente do futebol europeu sobre “os adeptos sérvios exibirem mensagens políticas, chauvinistas e racistas contra o Kosovo” durante o mesmo jogo.

“Fomos punidos por casos isolados e nossos torcedores se comportaram muito melhor que os outros”, disse Surbatovic. “Um torcedor foi punido por insultos racistas e não queremos que isso seja atribuído a outros. Nós, sérvios, somos cavalheiros e temos o coração aberto.”

Os torcedores da Sérvia gritaram “Kosovo é o coração da Sérvia” na Marienplatz de Munique na quinta-feira (20/6). Os adeptos reuniram-se na praça do centro da cidade antes do jogo da sua equipa com a Eslovénia, na Allianz Arena.

Deixe um comentário