Modric sofre com lado mais cruel do futebol

Modric conhece lado cruel do futebol, Itália avança ao mata-mata

Modric estava muito perto de alcançar o topo da montanha dos glorificados. Perde um pênalti, aos 9 minutos do segundo tempo, e, no minuto seguinte, faz o gol no rebote do gigante goleiro Donnarumma. Gol a levar a Croácia às oitavas de final da Euro 2024. Coroação de um ícone de uma geração croata talentosa. Tudo perfeito. Enredo pronto até Zaccagni empatar o jogo no último minuto dos acréscimos e selar a classificação da Itália. Inacreditável. Croatas terão de esperar composição de todos os grupos para ver se belisca vaguinha entre os terceiros colocados. Difícil.

Modric, 38 anos, perdia talvez a última de suas sete vidas no futebol. Na sua quinta Euro pode sair de cena antes do combinado. E não mais vestir a camisa quadriculada vermelha e branca em um grande evento – jogou as Copas do Mundo de 2010, 2014, 2018 e 2022. Eleito melhor jogador do mundo pela Fifa em 2018.

“O jogador mais difícil de se encontrar é o camisa 8. Eu o chamo de ‘função Modric’, que sabe defender como um 5, atacar como um 10 e entende todas as fases do jogo”, diz Marcelo Bielsa, um dos técnicos mais conceituados do mundo.

Definição perfeita de Bielsa. Por isso, Modric se recolhe ao vestiário à espera do adeus.

“Não sei o que dizer, o futebol é cruel às vezes. Foi o caso novamente aqui, mas bem, o que há está lá. Não merecíamos [sofrer] esse gol. Não duvidamos dos torcedores, sabíamos que eles sempre estariam conosco. Lamentamos que [não tenhamos conseguido] a vitória para ir para a próxima fase” – Modric, ao fim da partida.

Do lado italiano dessa história, o técnico Luciano Spalletti manda recado aos seus jogadores.

“Quando os jogos são decididos desta forma, no final tudo se torna mais emocionante. Ninguém acreditava mais, mas os jogadores mantiveram a cabeça no lugar. Temos de os felicitar pela forma como reagiram. No primeiro tempo estivemos abaixo da média. Se fizermos tão pouco, realizamos pouco. Um comportamento em que você pensa no resultado sem acreditar que pode vencer. Espero mais dos meus jogadores”.

Itália avança às oitavas de final no segundo lugar do Grupo B. Espanha se classifica como primeira colocada ao vencer Albânia por 1 a 0 – três jogos, três vitórias. Vem forte no mata-mata. Albânia do técnico brasileiro Sylvinho volta para casa, ponto final na aventura de duas derrotas e um empate.

Itália nas oitavas da Euro 2024
Italianos celebram classificação na Euro 2024 – foto: Uefa oficial

Deixe um comentário