Gareth Southgate se dirige à multidão inglesa no estádio de Colônia. Sem nenhum sorriso, aplaude os torcedores caminhando solitário e a passos leves no gramado. Aplausos repetidos. Do alto das arquibancadas, torcedores sisudos, carrancudos, sem um pingo de alegria, nem aí com aplausos do treinador. Inglaterra acabava de empatar sem gols contra a Eslovênia em mais uma exibição decepcionante. Do outro lado, eslovenos se transbordavam de felicidade com a classificação histórica de uma seleção que pela primeira vez chegava ao mata-mata da Eurocopa.

Cenários tão distintos após um jogo que leva as duas seleções à próxima fase da Euro 2024. Evidente que a Eslovênia, por ser uma jovem nação na região dos Balcãs e de população com 2,1 milhões de habitantes, tinha motivos de sobra para celebrar. Não é fácil enfrentar um adversário tão poderoso, dono da história e sair vivo ao final dos 90 minutos. A Eslovênia conseguiu. E espera jogos dessa quarta-feira para ver quem vai enfrentar na próxima fase.

Da Inglaterra, pouco se pode falar. Ao reunir uma geração talentosa e ganhar as manchetes de favorita absoluta, a esquadra de Southgate não decola. Abraça a decepção mais uma vez. Mesmo sem brilhar avança em primeiro no Grupo C e aguarda definição do adversário nas oitavas de final.

“Acho que nunca iríamos sair de onde estávamos e vencer por 3-0 ou 4-0. Mas havia muitas coisas que me deixavam satisfeito. Temos que dar um passo de cada vez. Esta noite foi uma melhoria e temos que continuar melhorando. Mas lideramos o grupo e essa era a nossa intenção no início”, disse Southgate.

No Grupo D, jogos eletrizantes. Áustria surpreende Holanda com a vitória por 3 a 2, numa troca de placar até o minuto final. E a França não vai além do empate (1 a 1) com a eliminada Polônia. Áustria garante primeiro lugar, França belisca o segundo e a Holanda entra como uma das melhores terceiras colocadas.

Sabitzer, da Áustria – foto: Uefa oficial

“Estaremos prontos para as oitavas de final”, disse o técnico da França, Didier Deschamps. “É uma nova competição que está começando. Nem sempre é possível ler uma competição apenas na fase de grupos. Merecemos ficar em segundo lugar, estou satisfeito. Agora [a competição] vai ser um pouco mais complicada; agora só temos as grandes equipas, mas esse é o nome do jogo. Ficaria muito mais preocupado se não criássemos oportunidades, mas obviamente há espaço para melhorias. É uma competição nova que está começando para nós e terá início no dia 1º de julho.”

Classificados às oitavas de final

Alemanha, Espanha, Itália, Inglaterra, Holanda, França, Portugal, Dinamarca, Suíça, Eslovênia, Áustria. Restam cinco vagas.

Confira classificação geral no Grupos da Euro 2024:

https://www.uefa.com/euro2024/standings/


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo