Luiz Antônio Prósperi – 19 novembro (10h10) –
Série B do Campeonato Brasileiro tem um duelo especial na última rodada no próximo domingo (24/11). Restam três vagas de acesso à Série A. Disputa é entre Novorizontino, Mirassol, Ceará e Sport. Dois representantes do futebol paulista e dois grandes do Nordeste. E o Brasileirão 2025 pode ter sete clubes de São Paulo, no caso de Mirassol e Novorizontino garantirem o acesso, ou até cinco do Nordeste se Sport e Ceará carimbarem as vagas.
As diferenças entre torcidas é enorme. O Ceará levou 63.908 torcedores na segunda-feira (18/11) no Castelão, recorde de público do estádio e da Série B 2024, na vitória por 1 a 0 contra o América-MG. É como se a população de Mirassol estivesse inteira dentro da arena cearense.
Veja, Mirassol tem 60.303 habitantes, segundo Censo de 2020. Novo Horizonte, cidade-sede do Novorizontino, tem 40.414. As duas populações somam 101.717.
Capacidade do estádio de Mirassol é de 32 mil torcedores. Do Novorizontino, 16 mil. Castelão, estádio em que o Ceará manda seus jogos, abriga 63.908 torcedores. E a Ilha do Retiro, arena do Sport Recife, tem capacidade para 26.345.
Do lado técnico dessa história, se Mirassol e Novorizontino garantirem o acesso, futebol paulista teria o maior número de clubes na Série A: sete dos 20 participantes. Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos (subiu da Série B), Bragantino, Mirassol e Novorizontino.
Com sete clubes de São Paulo, teríamos um pequeno Campeonato Paulista dentro do Brasileirão.
No caso de Ceará e Sport subirem à Série A, Nordeste passaria a ter cinco representantes desde que o Vitória não seja rebaixado à Série B. Os cinco: Fortaleza, Bahia, Vitória, Ceará e Sport.
Os cinco fortaleceriam o futebol nordestino e ainda provocariam uma disputa mais equilibrada do ponto de vista técnico no Brasileirão. Sem falar de um expressivo aumento na média de público da Série A com clubes da Bahia, Ceará e Pernambuco.
Com essa configuração, Brasileirão seria bem mais atrativo. Ceará, por exemplo, levou pouco mais de 500 mil torcedores em seus jogos na Série B.
Nada contra Mirassol e Novorizontino, que cumprem campanhas regulares até aqui e merecem o acesso.
Futebol, muitas vezes, precisa um pouco mais de paixão e equilíbrio de forças.
Confira os jogos decisivos da última rodada da Série B, domingo (24/11):
Goiás x Novorizontino – em Goiânia
Guarani x Ceará – em Campinas
Sport x Santos – no Recife
Mirassol x Chapecoense – em Mirassol
Tabela dos cinco primeiros:






Deixe um comentário