Luiz Antônio Prósperi – 5 dezembro (15h01)
A primeira Copa do Mundo de Clubes da Fifa com 32 times será disputada nos Estados Unidos em 2025, com 12 sedes espalhadas pelo país. Saiba mais sobre os palcos dos jogos nesse comunicado oficial da Fifa:
Os 12 estádios que serão a casa do Mundial de Clubes da FIFA 2025™, estando espalhados por diversas regiões dos Estados Unidos.
Com 32 representantes das seis confederações continentais, o Mundial de Clubes reunirá os times mais bem-sucedidos das últimas quatro temporadas para coroar um campeão global definitivo.
As capacidades dos estádios listadas abaixo são preliminares e estão sujeitas a alterações antes do torneio.
Local: Atlanta, GA Capacidade: 75.000 Inauguração: 2017
Lar do Atlanta United da Major League Soccer (MLS) e do Atlanta Falcons da National Football League (NFL), o Mercedes-Benz Stadium ostenta um teto retrátil e uma tela de vídeo de halo de 360 graus. Oito jogos da Copa do Mundo da FIFA 26 serão disputados em Atlanta, incluindo a semifinal e outros dois jogos eliminatórios. O MLS All-Star Game, o College Football Play-off National Championship Game, o Super Bowl LIII, vários amistosos internacionais e shows de pop stars já foram realizados nesta arena espetacular.
Local: Charlotte, NC. Capacidade: 75.000 Inauguração: 1996
Nova franquia da MLS, o Charlotte FC usou o Bank of America Stadium como seu estádio desde sua temporada de abertura em 2022, com sua partida de estreia atraindo um público de mais de 70.000 pessoas. O local é bem versado em sediar jogos de futebol, com uma série de amistosos de seleções e de clubes sendo realizados aqui, além de jogos da Copa Ouro da Concacaf e dois jogos de mata-mata da Copa América de 2024. O time da NFL Carolina Panthers tem o estádio como casa desde 1996.
Local: Cincinnati, OH Capacidade: 26.000 Inauguração: 2021
O premiado Estádio TQL pode ter sido concluído apenas em 2021, mas já recebeu uma série de jogos memoráveis de clubes e seleções. A primeira visita da seleção masculina dos EUA ao local ocorreu em novembro de 2021, quando registrou uma impressionante vitória por 2 a 0 sobre o México nas eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA Qatar 2022. A seleção dos EUA também já comemorou uma goleada por 8 a 0 sobre o Paraguai neste estádio em 2021. O FC Cincinnati, da MLS, manda em suas partidas aqui.
Locação: Los Angeles, CA Capacidade: 88.500 Fundação: 1922
Existem poucos estádios mais icônicos no mundo do que o Rose Bowl de Pasadena, que comemorou seu centenário em 2022. Os assentos amplos em toda a arena circular oferecem uma visão ininterrupta do campo de jogo para todos os espectadores e foi o local da final da Copa do Mundo da FIFA™ em 1994, quando o Brasil foi coroado campeão pela quarta vez em sua história após uma dramática vitória nos pênaltis sobre a Itália. A Ffnal da Copa do Mundo Feminina da FIFA™ de 1999 também aconteceu aqui, quando o país anfitrião prevaleceu nos pênaltis contra a China.
Locação: Miami, FL Capacidade: 65.000 Inauguração: 1987
No Mundial de Clubes, o Hard Rock será palco da partida de abertura da competição, que envolverá o Inter Miami, representante do país-sede, no dia 15 de junho de 2025. O estádio sedia uma infinidade de eventos e é a casa do Miami Dolphins da NFL, do Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami, do torneio de tênis Miami Open, da Universidade de Miami, entre tantos outros jogos e eventos. Seis Super Bowls, vários grandes shows e jogos de seleções de futebol aconteceram aqui. O estádio é outro local na lista da Copa do Mundo da FIFA 26, pronto para receber quatro partidas da fase de grupos, uma das oitavas de final, uma das quartas de final e a disputa pelo terceiro lugar.
Locação: Nashville, TN Capacidade: 30.000 Inauguração: 2022
É o estádio mais novo na lista para a Copa do Mundo de Clubes da FIFA e o maior estádio construído especificamente para jogos de futebol nos EUA e no Canadá. Os torcedores são trazidos para perto do jogo, ao redor de todo o campo, com a maior distância de um assento até a linha lateral sendo de 45 metros. Sede do Nashville SC da MLS, a arena já recebeu jogos das seleções americanas masculina e feminina e sediou vários shows importantes, incluindo Shania Twain, P!nk e Green Day.
Local: Nova York Nova Jersey Capacidade: 82.500 Inauguração: 2010
Este estádio multiuso atualmente recebe jogos tanto do New York Giants como do New York Jets da NFL, assim como do New York Guardians da XFL. Foi, também, o local da final da Copa América do Centenário em 2016, quando o Chile derrotou a Argentina de Lionel Messi nos pênaltis. Vários artistas de primeira linha se apresentaram aqui, incluindo Bruce Springsteen, Beyoncé, Ed Sheeran e Taylor Swift. O local foi escolhido para sediar a final da Copa do Mundo da FIFA 26, além de mais dois jogos eliminatórios e cinco partidas da fase de grupos.
Local: Orlando, FL Capacidade: 65.000 Inauguração: 1936
Originalmente inaugurado há quase 90 anos, o Camping World Stadium passou por várias expansões e reformas nos anos seguintes, culminando na remodelação de 2014, que viu a criação de um estádio 90% novo após um investimento de mais de US$ 200 milhões. Uma série de eventos esportivos e de entretenimento foram realizados no local, com The Rolling Stones, Paul McCartney, Billy Joel e Elton John todos subindo ao palco, enquanto a WrestleMania XXIV impressionou um público recorde de 74.635 pessoas em 2008.
Local: Orlando, FL Capacidade: 25.000 Inauguração: 2017
Este local específico para futebol é a casa do Orlando City, da MLS, e do Orlando Pride, da National Women’s Soccer League (NWSL). Tanto a seleção masculina como a feminina dos EUA já desfilaram pelo gramado do Inter&Co Stadium. O time masculino disputou aqui jogos das eliminatórias para a Copa do Mundo da FIFA em 2018 e 2022, enquanto a equipe feminina foi a campo pela SheBelieves Cup em 2018, 2020 e 2023. Para além do futebol, a Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos Especiais dos EUA de 2022 aconteceu aqui.
Local: Filadélfia, PA Capacidade: 69.000 Inauguração: 2003
Talvez seja apropriado que o primeiro evento realizado no Lincoln Financial Field tenha sido um amistoso chamativo entre Barcelona e Manchester United em agosto de 2003, quando Patrick Kluivert teve a honra de marcar o primeiro gol do local. Agora casa do time da NFL Philadelphia Eagles, a impressionante arena também foi selecionada para sediar cinco partidas da fase de grupos e uma partida das oitavas de final durante a tão aguardada Copa do Mundo FIFA 26™ com 48 equipes.
Local: Seattle, WA Capacidade: 69,000 Inauguração: 2002
A cidade de Seattle tem dois motivos para comemorar a Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2025: o Seattle Sounders garantiu uma vaga no torneio como vencedor da Copa dos Campeões da Concacaf em 2022 e o icônico Lumen Field será uma de suas sedes, com seu formato de ferradura exclusivo com a extremidade norte aberta oferecendo uma vista deslumbrante do horizonte da cidade. O futebol então retornará ao estádio em 2026: serão disputadas aqui quatro partidas da fase de grupos da Copa do Mundo, incluindo a segunda partida dos Estados Unidos pelo Grupo D do torneio, além de dois jogos de mata-mata.
Locação: Washington, D.C. Capacidade: 20.000 Inauguração: 2018
Clube mais bem-sucedido da MLS, o DC United tem o Audi Field como casa, ao lado do Washington Spirit, da NWSL. A seleção americana feminina jogou sua última partida preparatória para as Olimpíadas de Paris neste local, empatando em 0 a 0 com a Costa Rica antes de conquistar o ouro sob o comando da nova técnica Emma Hayes. Já a seleção masculina teve resultados conflitantes em suas duas primeiras visitas à arena em 2019, perdendo a primeira por 1 a 0 para a Jamaica, antes de uma vitória retumbante por 7 a 0 sobre Cuba na ação da Liga das Nações da Concacaf.





Deixe um comentário