Luiz Antônio Prósperi – 29 abril (9h31) –

CBF e Nike esperam anunciar em breve a nova camisa 2 da Seleção Brasileira a ser usada na Copa do Mundo de 2026. Tradicional camisa azul, usada na conquista da primeira Copa em 1958 na Suécia, seria trocada por uma camisa vermelha vibrante em tons pretos. Dois dias após vazamento da suposta nova camisa, CBF divulga nota oficial dizendo que não pensa em mudar as cores dos uniformes da Seleção.

A informação exclusiva. da camisa vermelha vem do site Foot Headlines, especializado em uniformes esportivos.

Entre as muitas teorias para tamanha ousadia a mais coerente seria uma mensagem ecológica da Seleção Brasileira.

Ao substituir o azul do manto da padroeira Nossa Senhora da Aparecida por vermelho do Pau Brasil, o recado:

Cuidar do meio-ambiente, da Floresta Amazônica, da Mata Atlântica, onde se descobriu a árvore do Pau Brasil, que deu origem ao nome do país.

foto: site sementes do brasil

Daí a seleção mais vitoriosa do mundo usar a cor vermelha em clara referência à questão ecológica. Brasil estará no centro do debate do meio-ambiente com a Cop-30, em Belém, em novembro de 2025.

Camisa vermelha teria a logomarca Jordan, um braço da Nike – fornecedora dos uniformes da Seleção Brasileira desde 1996.

A grife Jordan é ligada a Michael Jordan, ícone da NBA nas décadas de 1980 e 1990.

Jordan vira mito do basquete dos EUA atuando no Chicago Bulls, que vestia vermelho e preto em seus jogos.

Jordan no Chicago Bulls – foto: reprodução Instagram

Paris Saint-German passa a usar a marca Jordan em seus uniformes quando reuniu Neymar, Messi e Mbappé no mesmo time em 2002.

foto: site oficial PSG

Marketing e Política

Grife Jordan na Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026 nos EUA, Canadá e México atenderia aos apelos de marketing no mercado da América Central.

No Brasil, o apelo seria político. A Direita se apodera da tradicional camisa amarela da Seleção Brasileira a partir da ascensão de Jair Bolsonaro ao poder em. 2018. E a Esquerda teria na camisa vermelha da Seleção uma resposta aos partidários de Direita.

Tem gente por aí especulando que a nova camisa vermelha da Seleção seria um agrado da CBF ao presidente Lula.

CBF ainda não confirma a camisa vermelha na Copa de 2026. O estatuto da entidade é bem preciso ao determinar que nos uniformes da Seleção Brasileira só podem ser usadas as cores da bandeira nacional (verde, amarelo, azul e branco).

Grandes seleções de futebol usam cores não fiéis às bandeiras de seus países. Alemanha tem camisa 1 nas cores branca (predominante) e preta. Já usou a camisa 2 nas cores verde e branca.

Para quem não se lembra, os alemães jogaram de vermelho e preto na hecatombe do 7 a 1 contra o Brasil na Copa do Mundo de 2014.

Quem sabe se a CBF e Nike estejam pesando na vingança dos 7 a 1 com o Brasil de vermelho e preto na Copa do Mundo de 2026.

foto: Correio Brasiliense

Dois dias após vazamento da suposta nova camisa vermelha, CBF divulga nota oficial no Instagram dizendo que não vai nem pensa em mudar as cores do uniforme da Seleção Brasileira. Confira:


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo