♦ Gary Lineker finalmente deixa a BBC após várias desavenças com a emissora. A BBC “queria que eu saísse”
♦ Um último cartão vermelho e a separação do artista estrela da emissora após várias advertências e um relacionamento difícil
Luiz Antônio Prósperi –
Gary Lineker tem um lugar especial na minha carreira de 40 anos no jornalismo esportivo. Foi o primeiro jogador que entrevistei em uma Copa do Mundo. Simpático, solícito, Lineker concedeu uma entrevista exclusiva no intervalo de um treino da Seleção da Inglaterra nos arredores de Cagliari, Sardenha, a uma semana da estreia dos ingleses na Copa de 1990 na Itália. Virou personagem quase diário de minhas reportagens naquela Copa, a primeira das 9 que cobri. Ideias claras e posições fortes no futebol e questões humanitárias, Lineker se aposenta do futebol e se torna comentarista de enorme sucesso na imprensa europeia atuando na rede BBC por 30 anos.
Um recado aos ex-jogadores que entram na carreira de comentaristas de futebol na mídia: mirem-se no exemplo de Gary Lineker.

O ato final de Gary Lineker: uma longa saga da BBC com seu desfecho previsível
Michael Savage, The Guardian, – 20 maio (11h15) –
Para um jogador de futebol que passou a carreira inteira sem receber um cartão amarelo, pode parecer um fim improvável .
Na noite de domingo, Gary Lineker será demitido dos estúdios da BBC, tendo reconhecido ter cometido um grave erro de julgamento — que, segundo fontes internas da BBC, deixou sua posição insustentável.
Embora este fim de semana fosse a última aparição de Lineker no programa “Jogo do Dia” , ele deveria ser o apresentador da cobertura da Copa da Inglaterra e da Copa do Mundo da TV no ano que vem. Mas a aparição de domingo agora encerrará abruptamente um relacionamento de 30 anos.
O motivo de sua saída prematura é inequívoco. Na última terça-feira, ele repostou um vídeo pró-Palestina no Instagram que incluía um emoji de rato – simbolismo usado contra judeus na Alemanha nazista –, causando indignação imediata dentro da corporação. Com 1,2 milhão de seguidores, sua conta no Instagram tem um alcance significativo.
Lineker primeiro reconheceu um grande erro ao apagar a publicação. O diretor-geral da BBC, Tim Davie, que discursava no dia da publicação, deixou clara sua desaprovação . Lineker se desculpou no dia seguinte.
No entanto, alguns críticos já questionavam por que seu pedido de desculpas havia demorado horas para chegar – e acreditavam que a BBC deveria tê-lo demitido imediatamente. Embora Lineker tenha sido a principal atração da cobertura da final da Copa da Inglaterra no sábado para a BBC, todos os lados concordaram que era hora de se separarem.
Ontem, o comentarista de 64 anos disse que não viu o emoji, mas reconheceu que ele tem “conotações terríveis”.
As postagens de Lineker nas redes sociais levaram repetidamente a críticas à BBC . Anteriormente, as consequências geralmente envolviam discussões difíceis entre a emissora e seu apresentador mais bem pago. Ele era conhecido por reagir e argumentar que a emissora precisava estar mais preparada para se defender.
Mas essa dinâmica não se repetiu nas conversas da última semana. Houve um rápido acordo de que um pedido de desculpas era necessário e que havia chegado a hora de a BBC e seu apresentador estrela se separarem. Entende-se que não houve discussão sobre o resultado.
A aparição de Lineker no Match of the Day neste fim de semana será sua última missão na corporação, embora até mesmo isso tenha sido criticado por alguns por permitir que o apresentador saia em seus próprios termos. Para outros, é um compromisso que reconhece as décadas que Lineker passou à frente da cobertura esportiva da BBC.
A Queda da Estrela
Sua saída ocorre após anos de desavenças acumuladas entre a BBC e sua estrela. Ele já havia fechado um acordo no ano passado que o deixaria de participar do Match of the Day , mas continuaria a comandar a Copa da Inglaterra da próxima temporada e a Copa do Mundo de 2026.
Isso ocorreu após uma discussão em 2023, na qual ele comparou a retórica do então governo conservador em relação à imigração à usada na Alemanha na década de 1930. Sua suspensão levou colegas a se retirarem em solidariedade e a uma Partida do Dia sem nenhum comentário ou análise. A suspensão também levou a BBC a reforçar suas diretrizes de imparcialidade para apresentadores.
Naquela época, ele já havia abordado outras questões polêmicas nas redes sociais, incluindo doações políticas internacionais e esgoto. Mais recentemente, ele estava entre os 500 profissionais de cinema, TV e outras mídias que pediram à BBC que reativasse seu documentário sobre crianças e jovens que vivem em Gaza. O documentário foi removido do iPlayer da BBC após a divulgação de que o narrador do filme, de 14 anos, era filho de um vice-ministro da Agricultura do governo do território, comandado pelo Hamas.
Uma entrevista com Lineker na semana passada, realizada antes de sua publicação ofensiva nas redes sociais, mas publicada após sua publicação, alertou os chefes da BBC de que poderiam facilmente haver mais momentos controversos para navegar entre agora e a próxima Copa do Mundo. “Ou você tem empatia ou não tem”, disse Lineker. “Com certeza continuarei pressionando por questões humanitárias.”
Além disso, toda a sua relação com a BBC havia se tornado uma saga contínua. A BBC “queria que eu saísse”, disse ele ao jornalista Amol Rajan, da BBC, no mês passado. Recentemente, ele também ridicularizou figuras da BBC por sugerirem que ele poderia se dedicar a um programa de culinária.
“Match of the Day”
Pairando sobre os confrontos, pairava a sensação de que, mesmo nas questões mais mundanas da gestão da BBC, Lineker havia deixado de respeitar a cadeia de comando. Em particular, a BBC se mostrou preocupada com os comentários que ele fez sobre os planos para o Match of the Day – e com as aparentes críticas a Alex Kay-Jelski, diretor de esportes da BBC.
Considerando que os melhores momentos do futebol agora são amplamente compartilhados nas redes sociais muito antes do sábado à noite, Kay-Jelski estaria entre aqueles que tentam encontrar outras maneiras de manter a cobertura da BBC relevante.
“Ele tem seus motivos, quer mudar um pouco o Match of the Day”, disse Lineker ao Telegraph. “No fim das contas, acho que não vão mudar, porque não vejo como fazer um programa de melhores momentos deixar de ser sobre os melhores momentos. Acho que ele quer mais jornalistas – ele vem dessa formação. Ele não tem experiência em televisão.”
Sua saída marcará uma trajetória profissional extraordinária, que o viu quase personificar a face mutável do mundo da mídia. Ele começou como um discreto ex-jogador de futebol, usando treinamento de voz para se tornar apresentador, mas sai não apenas como um dos maiores nomes da BBC, mas também como um executivo de mídia por conta própria – supervisionando o negócio de podcast da Goalhanger Productions, revolucionando as emissoras tradicionais.
Seu próprio podcast, The Rest Is Football, viu nomes como Lineker e Alan Shearer adotarem uma abordagem mais irreverente e opinativa em relação ao jogo. Essas plataformas contribuíram para as pressões que levaram os chefes da BBC a pressionar por mudanças no Match of the Day após sua saída.
(reportagem publicada no The Guardian)
Gary Lineker nas Copas do Mundo de 1986 no México e 1990 na Itália





Deixe um comentário