Luiz Antônio Prósperi – 8 junho (20h12) –
Portugal vence Espanha na decisão por pênaltis (5 a 3) e arremata a taça da Nations League (Liga das Nações Uefa). Tradução: Cristiano Ronaldo, 40 anos, derrota Lamine Yamal, 17 anos. Pode ser cruel ao menino espanhol, novo geniozinho do futebol mundial. Culpa ele tem se seu time não enquadra os portugueses nos 90 minutos e cai na cobrança medonha do experiente Morata no último pênalti? Aliás, Yamal nem estava lá no campo substituído que foi antes da prorrogação. No tempo normal, 2 a 2, Yamal não joga quase nada. Mas Cristiano deixa sua marca ao converter gol de empate de Portugal que leva a decisão ao tempo extra e, consequência, às penalidades. Cristiano também não participa das cobranças – deixou o jogo no segundo tempo com físico exaurido e um montão de lágrimas represadas a desabar ao final da decisão. Cristiano nem vê seus companheiros batendo pênaltis. Esconde o rosto nas costas de um reserva e só levanta a cabeça a cada pênalti convertido. E no fim deságua uma cachoeira de lágrimas ao Rúben Neves cravar o quinto pênalti, o gol de campeão.
Choro incontido ressaltam as “rugas” do senhor de 40 anos ainda resistente em abandonar a carreira. Sua marca são os gols, as conquistas e enorme prazer em defender Portugal.
É lindo. É a nossa nação. Somos um povo pequeno, mas com uma ambição muito grande. Deixa-me feliz. Já vivi em muitos países, já joguei em muitos clubes, mas quando falam em Portugal é sempre um sentimento especial. Sendo capitão desta geração, é um orgulho. Ganhar um título é sempre o auge numa seleção. Ganhar um título é o auge. O futuro é a pensar curto prazo. Agora é descansar bem. Tive a lesão e aquilo foi a mais, a mais… Forcei, porque pela Seleção tens de forçar – Cristiano Ronaldo.
Lamine Yamal, 17 anos, cabelos tingidos de amarelo, não chorou a derrota espanhola. Ao ver a festa dos portugueses ainda dentro do campo, sacoleja leve o corpo como um adolescente tímido sob som da música tocada no estádio. É um menino. Terá ainda 23 anos pela frente para alcançar Cristiano Ronaldo. Se é que alguém alcança Cristiano.






Deixe um comentário