Por Dentro do Jogo

♦ Botafogo sofre derrota (1 a 0) do Atlético Madrid e garante vaga às oitavas na segunda colocação do Grupo B. 

♦ Vai enfrentar Palmeiras ou Inter de Miami no próximo sábado na Filadelfia 


Luiz Antônio Prósperi – 23 junho (18h03) –

Los Angeles – Botafogo supera todas expectativas e se classifica às oitavas de final do Mundial de Clubes. A vaga vem na derrota (1 a 0) para o Atlético Madrid nesta segunda-feira (23/6). Ao final da partida, jogadores do time carioca celebraram a passagem à próxima fase até com ironias: “Para quem vinha aqui conhecer o Mickey, como disseram do Botafogo, estamos classificados”, disse lateral-esquerdo Alex Telles. PSG vence Seattle por 2 a 0 e garante primeiro lugar do Grupo. Botafogo é o segundo colocado.

O jogo

Botafogo repete no primeiro tempo estratégia vitoriosa adotada contra PSG. Defender a todo custo e minar o Atlético Madrid nos contra-ataques. Se funcionou contra os campeões da Europa, porque não diante da terceira força do futebol espanhol? Nos 15 minutos iniciais, tudo bem. Savarino perde gol cara a cara com goleiro Oblak após passe preciso de Igor Jesus.

Susto não atormenta o time de Diego Simeone. Troca de passes rápidos, jogadas pelos lados à procura do argentino Julian Alvarez e o grandalhão norueguês Sorloth, o melhor caminho a seguir em busca dos três gols obrigatórios. Alvarez cria uma série de embaraços ao sistema defensivo. Por falta de sorte não faz o primeiro.

Botafogo não muda o enredo. Se mostra seguro, cabeça fria, pelo menos na aparência. O problema era como sustentar aquela postura e manter os nervos alinhados. A paz provisória vem após suspeita de pênalti em Alvarez não consolidado no VAR e o apito do árbitro mexicano encerrando o primeiro tempo.

Restavam mais 45 minutos para conter a fúria espanhola e garantir a classificação às oitavas sem maiores delongas.

Simeone volta com Griezmann no lugar do confuso inglês Gallagher. Ataque mais bem qualificado. Pressão sobe. Jogo fica crispado. Botafogo mais rebate do que se defende. E aceita o domínio atleticano.

Griezamann perde gol. Alvarez por pouco não abre a contagem ao cabecear para fora cruzamento da direita.

Se passam 20 minutos, Botafogo sustenta o 0 a 0. No outro jogo do grupo, PSG abria 2 a 0 no Seattle garantindo a classificação. Aumenta drama do Atletico, que precisava vencer por três gols de diferença.

Time espanhol fere equipe carioca, mas não chega ao gol. Ronda, ameaça e se entrega à ansiedade. Mais: se entrega à incompetência na construção do ataque. Só cruza bola na área de John. Uma pobreza.

Naquela altura do jogo, restando cinco minutos mais acréscimos, o empate daria ao Botafogo o primeiro lugar do Grupo B.

Acontece que o Atletico tem Julian Alvarez, campeão do mundo com a Argentina na Copa de 2022, e Griezmann, campeão com a França na Copa de 2018. De Julian até Griezmann, gol do time espanhol, aos 42 minutos.

Gol tirava Botafogo do primeiro lugar do Grupo B, obrigando a enfrentar o primeiro colocado do Grupo A. Palmeiras e Inter Miami de Messi decidiriam as 22h quem seria o adversário do Botafogo nas oitavas de final.

Ao Botafogo vale comemorar a classificação em um grupo que se apresentava complicado com dois europeus favoritos: PSG e Atlético Madrid. O time espanhol está fora. O francês campeão da Europa avança.


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo