Acompanhe comentários online de FLUMINENSE 0 X 2 CHELSEA

Análise – minuto a minuto – por Luiz Antônio Prósperi

fotos: X Fifa oficial


Fim de Jogo

Chelsea está na final do Mundial de Clubes. Vence o Fluminense por 2 a 0 em jogo que teve controle absoluto desde o início. Prova cabal da diferença técnica entre o time europeu e o brasileiro, evidente com a diferença colossal de orçamento de um clube e outro. Patinho Feio volta para casa com orgulho de ficar entre os quatro melhores times do mundo. E o Brasil continua sem Mundial – desde 2012, quando o Corinthians foi campeão, não ganha nada. A final do primeiro Mundial de Clubes criado pela Fifa será entre o Chelsea e o vencedor de PSG e Real Madrid.

49 minutos – Derrota do Flu consumada. E que crueldade: perde por 2 a 0 com dois gols do brasileiro João Pedro, Cria de Xerém, a categoria de base do Fluminense.

41 minutos – A dura realidade. Quantidade e qualidade dos jogadores do Chelsea bem acima do que o Fluminense poderia oferecer. Detalhe: Arias não jogou absolutamente nada. Sentiu a diferença do nível de times e não teve ajuda de seus companheiros. Sem John Arias bem, Flu paga conta altíssima.

40 minutos – Flu ensaia pressão. Soteldo cria embaraços na defesa inglesa. Sprint final em busca de um gol para voltar ao jogo.

35 minutos – Jogo não muda. Segue o curso natural do rio. Flu com cinco atacantes. Arrisca. Mas para na boa marcação dos ingleses. Perigo ainda: os contra-ataques do Chelsea.

25 minutos – Renato troca seu meio-campo. Saem Bernal e Hércules, entram Lima e Canobbio. Sotelo havia entrado pouco antes. Alternativa para pressionar saída de bola do Chelsea e atacar com até cinco jogadores. Tudo ou nada.

20 minutos – Toca o baile. Chelsea absoluto. Palmer assume o desfile. Flu não acha os caras do time inglês. Terceiro gol é questão de tempo.

15 minutos – Maresca tira João Pedro (dois chutes, dois gols) e lança Jakson para aumentar a correria na zaga tricolor. Pobre Tricolor das Laranjeiras

11 minutos – GOOOL DO CHELSEA – João Pedro, de novo – Flu se lança ao ataque. Perde a bola. Palmer arranca, ganha três divididas, serve Enzo e dali um passe de classe até João Pedro. Chute potente. Gol: Chelsea 2 a 0. Cria de Xerém, o garoto de R$ 400 milhões, não perdoa. Um descuido do Flu e resposta mortal do Chelsea.

8 minutos – Renato perde a paciência troca zagueiro Thiago Santos pelo atacante Keno e Cano por Everaldo, um atacante por outro. Boas mudanças. Flu passa a ter dois zagueiros e três atacantes.

6 minutos – Saída de bola do Flu continua falha. Chelsea pressiona, troca passes e chega fácil na zona de gol. Momento ruim do time brasileiro nesse início de segundo tempo.

Fluminense e Chelsea voltam do intervalo sem mudanças nos times.

↑ Começa Segundo Tempo

O que o Fluminense precisa para mudar o jogo?

Renato Gaúcho poderia mudar o ataque. Cano não tem a mobilidade que o jogo exige. Deveria se movimentar mais para dar campo a Arias. Soltar mais Hércules e prender Nonato na marcação. No setor defensivo, dar suporte a Guga na marcação de Pedro Neto. Detalhe: os 34 graus no estádio em Nova Jersey tendem a favorecer o Flu se o time brasileiro imprimir mais velocidade no jogo.

↓ Fim do Primeiro Tempo – Análise

Chelsea assume controle do jogo desde o início. Fluminense não entende como impedir a troca de passes entre Enzo, Caicedo e Nunkuku. Pior, não socorre Guga Nasa investidas mortais de Pedro Neto na ponta-esquerda. Outro vacilo: saída de bola, em especial quando Cano recebia de costas para os zagueiros. De bolas roubadas de Cano, Chelsea chega ao ataque rápido. De uma delas, a origem do gol de João Pedro. Flu só assusta quando Hércules cria coragem e avança ao ataque. Menino por pouco não faz gol de empate. Arias pouco apareceu. E isso é muito ruim para o Flu.

45 minutos – Jogo não permite erros simples. Flu erra muito na saída de bola. Enzo, Nunkuku, livres, leves e soltos empurram Chelsea ao ataque. E continua baile de Pedro Neto em Guga. E o Palmer? Sumiu. Ninguém viu.

43 minutos – Renato Gaúcho adianta Thiago Santos de zagueiro a volante em busca de mais gente no meio-campo e confundir marcação do time inglês. Flu chega mais forte no ataque.

35 minutos – Pênalti para o Flu? – Árbitro Francois Letexier dá pênalti: bola no braço de Chalobah. VAR chama. Posição natural do braço do zagueiro do Chelsea. Não pênalti. É o melhor momento do Flu no jogo.

32 minutos – Fluminense aperta. Sumido Arias aparece. Sai da área de conforto e, no setor direito do ataque, sufoca Chelsea.

Chute de Hércules
Cucurella salva

25 minutos – Hércules resolve reagir. Arranca até área, tabela com Cano, chuta. Bola passa no meio das pernas dos goleiro Sanchez. Cucurela salva na linha do gol. Flu precisava de um lance desse para voltar ao jogo.

22 minutos – Pedro Neto tira lateral Guga para dançar. Baile no ponta português no brasileiro. Chelsea comanda fácil meio-campo. Tem controle do jogo.

17 minutos – GOOOL do Chelsea. Cano erra mais uma vez saía de bola. João Pedro e Pedro Neto tramam ataque. Bola vem para João Pedro. Chute certeiro: Chelsea 1. a 0.

15 minutos – Saída de bola do Flu falha. Erros de passes seguidos de Cano na linha divisória facilitam chegada do Chelsea ao ataque.

14 minutos – 34 graus no estádio Metal Life

11 minutos – Chelsea encantoa Flu. Chega forte na zona de gol. Enzo aparece de surpresa sempre pronto a chutar ao gol. Time de Renato Gaúcho não pode afrouxar a perseguição.

8 minutos – Hercules marca Enzo, Bernal cola em Palmer e Nonato persegue Caicedo. Flu marca forte

5 minutos – Flu troca passes, marca em cima. Chelsea mais rápido na saída para o ataque. Flu nada intimado.

Arbitragem do jogo

Os capitães Thiago Silva e Enzo Fernandez

 

Capitão dos capitães – Thiago Silva

Jogador mais chato do Mundial – Cucurella, lateral d Chelsea

Fluminense escalado – Thiago Santos na zaga

 


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo