Luiz Antônio Prósperi – 13 julho (12h35) –

“Talvez nunca antes uma decisão de Johan Cruyff, já devastadora para a época (anos 1970), tenha tido tanta importância. “Não há sistema que resista ao drible”, disse o treinador holandês, que baseou parte de suas transgressões na tentativa de simplificar os aspectos mais complexos do jogo”. É assim que Ladislao J. Moñino, colunista do jornal El País da Espanha, abre seu artigo a respeito das valências e da grande virtude do atual PSG do técnico Luis Enrique. A tese cabe, e muito, no que acompanhamos do PSG em campo neste Mundial que se encerra hoje (13/7) nos EUA. O drible é o mantra.

Veja o ataque avassalador do time de Luis Enrique.

Doué na ponta-direita arrasa quarteirões defensivos na velocidade de seus dribles.

Preste atenção no georgiano Kvarastkelia na ponta-esquerda a entortar marcadores como quem brinca de bola com uma criança no parque.

E Dembelé? Desconcertante, arisco como um camundongo fugindo do gato.

Três atacantes com alma impregnada pelo drible. Sempre verticais, sempre em busca do gol.

Vamos aos laterais de Luis Enrique.

O marroquino Hakimi na direita avança por fora e por dentro. Dribla com a clareza de um atacante quando exigido nas ações ofensivas. Muitas vezes vira centroavante.

Do outro lado, o português Nuno Mendes é outro a se imiscuir no ataque como um foguete. Se precisar deitar os marcadores com dribles curtos, também faz sem a menor cerimônia.

E os volantes João Neves e Vitinha. Esses dois também sabem driblar, mas, antes de tudo, gostam da bola. Tratam a redonda com tanto carinho que despertam ciúmes nos adversários. São condutores da esperança. Destroem as coisas belas dos inimigos e constroem castelos ao PSG.

Por fim, chegamos a Fabian Ruiz. Talvez o mais rústico dos homens de Luis Enrique. Se a destreza do drible não cabe no seu repertório, os chutes a gol (a tal das finalizações) é de uma precisão absurda. Fabian não tem medo do gol, não tem pavor da grande área nem se intimida quando tem de romper a linha de marcação adversária.

A soma geral de todas essas qualidades transformam o PSG em um time individualista e coletivo ao mesmo tempo, para desespero dos rivais. Pratica o futebol total tão idealizado pela maioria dos grandes treinadores e tão difícil de ser executado.

E quando as coisas apertam, esse PSG recorre ao mantra de Johan Cruyff: “Não há sistema que resista ao drible”.

Por isso mesmo entendo que o PSG deveria ser o campeão do primeiro Mundial de Clubes criado pela Fifa no modelo de uma Copa do Mundo de seleções.

Seria a coroação de um modelo alegre e eficiente de se jogar futebol. Quem sabe uma tendência a ser estabelecida no jogo de bola daqui para frente.

PSG campeão hoje. O futebol suplica por essa dádiva.


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

2 respostas para “PSG Amante do Drible Campeão do Mundial de Clubes, Para o Bem do Futebol”.

  1. Avatar de jorgeeduardofm
    jorgeeduardofm

    Olá, Prósperi. Se você não se lembra de mim, sou o Jorge Eduardo, transferido da fechada sucursal de Curitiba para o Azul do Esporte naquele complicado ano de 1993 – para os jornais, a AE e todos nós. Acredite: que prazer conhecer seu sítio na Internet e a competência com que você realiza o trabalho “por conta própria sociedade do eu sozinho.” O site é muito bem organizado, seu faro do que é notícia continua funcionando super bem e sua cobertura (com tudo que a envolve) da Copa do Mundo é bem o que eu gostaria de receber. 7 x 1 na jornalada. Recuso-me a dar parabéns ao trabalho alheio, pois parabéns, nesses casos, é o resultado de um julgamento. E não se deve julgar o trabalho de um colega, pois não se sabe em que condições ele o executa, com quem ele opera e tal etc. O fato é que estou acompanhando e lendo (quase) tudo com grande interesse e satisfação profissional. Só falta uma extensa cobertura do Coxa, hehehe. Vamos subir pra não mais cair. Banzai! Ganbatte!! Abraços. Jorge – Curitiba

    https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail Não contém vírus.www.avast.com https://www.avast.com/sig-email?utm_medium=email&utm_source=link&utm_campaign=sig-email&utm_content=webmail <#DAB4FAD8-2DD7-40BB-A1B8-4E2AA1F9FDF2>

    Curtir

    1. Jorge Eduardo, que surpresa receber você aqui nesse humilde sítio. Muito obrigado pelos comentários e elogios. Agradeço. Me lembro bem de nossas tarefas na época do Esporte do JT e Estadão. O quanto era prazeroso e profissional nosso trabalho. Me mande notícias do Coxa. Em breve, prometo prestar atenção no glorioso Coritiba. Abração.

      Curtir

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo