Luiz Antônio Prósperi – 21 julho 2025 (13h13) –

Paul Gascoigne está hospitalizado, diz assistente pessoal, após suposto colapso –informa a imprensa inglesa. Triste. Conheci Gazza, o apelido de Gascoigne, na Copa do Mundo de 1990 na Itália. Eu, repórter do Jornal da Tarde na cobertura da minha primeira Copa. Ele, o craque da Inglaterra. Gazza tinha 23 anos. Era o jogador roqueiro, se encantava a imprensa italiana na cobertura da Seleção Inglesa, em Cagliari, Sardenha. Introvertido, Gazza não dava entrevistas naquela Copa. Um dia de treinos da Inglaterra, jornalistas italianos resolveram apelar em busca de declarações de Gascoigne. Combinaram com assessoria de imprensa da seleção redigir cinco perguntas ao craque numa folha de papel de um caderno de notas do repórter da prestigiada Gazzetta Dello Sport. A folha com as perguntas foi entregue a Gascoigne ao final do treinamento. O jogador anotaria suas respostas naquela folha de papel e repassaria aos jornalistas no dia seguinte. Dito e feito. Dia seguinte lá estavam os repórteres, eu um deles, à espera das respostas. Fizemos uma rodinha no assessor de imprensa da seleção inglesa. Ansiosos a ver as respostas de Gazza. Assessor entrega a folha ao repórter da Gazzetta. Ele abre a folha, lê a primeira reposta em voz alta e a rodinha de repórteres, incrédula, começa a sorrir. Todas as repostas de Gazza nada tinham a ver com as perguntas. Ironias, alguma coisa sobre rock, brincadeiras… Final da história: Paul Gascoigne brincou com a imprensa. Naquele dia, entendemos como Gascoigne combinava seu enorme talento com a bola, o futebol, e a irreverência. Passei a acompanhar a carreira dele com muita paixão até se aposentar do futebol e virar um farrapo humano destruído pelo álcool. Não é o primeiro nem vai ser o último.


Hospital é o ‘melhor lugar possível para ele’, diz Steve Foster, amigo de Gascoigne

Acompanhe reportagem do The Guardian – 21 Julho 2025

Paul Gascoigne está hospitalizado, informou seu assistente pessoal, após o ex-meio-campista da seleção inglesa ter sido encontrado semiconsciente em seu quarto. O jornal The Sun informou que Gascoigne foi internado em uma unidade de terapia intensiva na sexta-feira antes de ser transferido para uma unidade de pronto-socorro, onde seu estado de saúde foi descrito como estável.

Steve Foster, amigo, motorista e assistente pessoal de Gascoigne, teria encontrado o homem de 58 anos em casa, em Poole, Dorset. “Paul está no hospital, que é o melhor lugar possível para ele estar agora”, disse Foster ao The Sun.

Foster também disse que Gascoigne gostaria de “agradecer a todos pelo apoio que recebeu até agora de tantos velhos amigos que lhe desejam tudo de bom e querem vê-lo de volta ao seu melhor”.

Gascoigne, apelidado de Gazza, é amplamente reconhecido como um dos talentos mais promissores do futebol inglês dos últimos 40 anos. Seus clubes incluem Newcastle, Tottenham, Lazio e Rangers, e ele jogou 57 vezes pela Inglaterra.

Paul Gascoigne na Seleção da Inglaterra nos anos 1990
Gazza, craque da Inglaterra nos anos 90 – foto: Seleção Inglesa oficial

Paul Gascoigne diz que é um “bêbado triste” e mora no quarto de hóspedes de seu agente

‘Se houve alguém que decepcionei, fui eu mesmo’, diz Gascoigne sobre sua vida

reportagem publicada no The Guardian em julho de 2024

Paul Gascoigne se descreveu como um “bêbado triste” e disse que está morando no quarto de hóspedes de seu agente, enquanto a lenda do futebol revela a extensão de sua batalha contra o vício do álcool.

O ex-meio-campista da Inglaterra, quatro anos após passar por uma cirurgia para impedi-lo de consumir álcool, diz que continua bebendo, muitas vezes sozinho em casa. Ele afirma que “se decepcionou” ao recorrer ao álcool após encerrar a carreira de jogador.

“Eu costumava ser um bêbado feliz, não sou mais… Sou um bêbado triste”, disse Gascoigne ao podcast High Performance. “Eu não saio para beber, bebo em ambientes fechados. Se eu quiser que o dia seja ruim, [tudo o que preciso fazer é] ir ao bar. Se eu quiser que seja um bom dia, pego minha vara de pescar e vou pescar.”

Não é a bebida, é o depois. Olhando para o meu celular depois e vendo 30 mensagens ou chamadas perdidas, sei que estou em apuros. Mas estou bem. O ano passado não foi brilhante, fiquei intermitente por alguns meses.

Reconhecido como um dos jogadores ingleses mais talentosos de todos os tempos, Gascoigne foi uma figura cultural de grande importância durante a década de 1990, mas sua vida desde então passou a ser publicamente definida por seus vícios. Ele ajudou a Inglaterra a chegar à semifinal da Copa do Mundo de 1990, somando 57 jogos pela seleção. Sua carreira em clubes incluiu passagens por Newcastle, Tottenham, Lazio , Rangers, Everton e Middlesbrough.

Gascoigne disse que participou recentemente de uma reunião dos Alcoólicos Anônimos e sugeriu que os problemas com sua saúde mental remontam à lesão no joelho que ele sofreu enquanto jogava pelo Spurs na final da FA Cup de 1991.

“Fui a uma reunião outro dia, então não teve problema”, disse Gascoigne. “Só uma reunião dos AA. Fui com um amigo e não teve problema. Eles são legais, inofensivos.”

“As pessoas conhecem Paul Gascoigne, mas Gazza, ninguém conhece, às vezes nem eu. Passei muitos anos em baixa; quando lesionei os ligamentos e depois a rótula, perdi quatro anos de futebol. Teria jogado 100 partidas.”

Gascoigne acrescentou: “Tento não me abater porque o mundo já está abatido o suficiente e, quando estou realmente abatido, é quando pego uma bebida para me animar. Acho que não decepcionei nenhum técnico, nem os jogadores, nem a torcida, sabe? Se decepcionei alguém, fui eu mesmo. Mas mais por causa da bebida, quando terminei de jogar.”

Em 2020, Gascoigne revelou ter gasto £ 20.000 para costurar pastilhas na mucosa do estômago que o fariam sentir-se mal se bebesse, afirmando estar “mais feliz do que nunca”. Em sua última entrevista, porém, Gascoigne revelou que seus problemas persistiram.

Gascoigne contou ao podcast que agora morava na casa de sua agente Katie Davies em Poole, Dorset. “Liguei para a Katie em novembro, alguns anos atrás, chorando copiosamente. O que eu fiz comigo mesma e com outras pessoas – prisão e reabilitação, tirando cocaína de assentos sanitários – e depois me pediram para ser embaixadora do meu país, eu não sabia se ria ou chorava.”


Paul Ince, contemporâneo de Paul Gascoigne na Seleção da Inglaterra no início dos anos 1990, foi banido após admitir dirigir alcoolizado.

reportagem publicada na BBC de Londres – 18 julho 2025

Paul Ince multado por dirigir alcoolizado
Paul Ince paga multa por dirigir alcoolizado – foto: BBC oficial

O ex-capitão da Inglaterra, Paul Ince, foi proibido de dirigir e condenado a pagar £ 7.085 após admitir dirigir embriagado. Ince é contemporâneo de Paul Gascoigne na Seleção da Inglaterra nos anos de 1990.

O homem de 57 anos compareceu ao Tribunal de Magistrados de Chester na sexta-feira, onde admitiu ter dirigido seu Range Rover preto acima do limite permitido em 28 de junho em Neston, Cheshire.

O juiz distrital Jack McGarva disse ao Ince: “A mensagem tem que ser: se você for dirigir, não beba nada.”

Ele foi proibido de dirigir por 12 meses, multado em £ 5.000 e condenado a pagar uma sobretaxa legal de £ 2.000 e £ 85 de custas.

Ao chegar ao tribunal, ele deu um autógrafo a um fã e posou para uma selfie com outro.

O ex-meio-campista do West Ham, Manchester United, Inter de Milão e Liverpool disputou 53 partidas pela seleção de seu país – foi o primeiro negro capitão da Seleção da Inglaterra.


 


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo