Luiz Antônio Prósperi – 20 junho (00h55) –
Botafogo vence PSG por 1 a 0 na segunda rodada do Mundial Clubes. Antes de o jogo começar se avisava impossível um triunfo do campeão da Libertadores 2025 em cima do campeão da Liga dos Campeões da Europa, a Champions League. Todas cartilhas apontavam supremacia do europeu contra o brasileiro. Era o curso normal do rio. Acontece que o Botafogo não aceita nem segue essas diretrizes. Segue em frente com o que tem de mais precioso: vigor físico como alicerce de um sistema defensivo quase intransponível. E se dá bem. Um mísero e eficiente contra-ataque chega ao gol em tacada de Igor Jesus, ainda no primeiro tempo, e depois se fecha como um portão tranca um castelo medieval. Do alto da muralha derruba os inimigos e cala algazarra dos franceses.
No embalo de seu carrossel, de girar de um lado a outro até deixar tontos os marcadores adversários e chegar dentro da grande área, PSG não arrebenta o portão nem escala as torres. Para diante da marcação do time carioca, não fulmina John nem alcança o empate. Cai depois de enfiar 5 a 0 na Inter de Milão na final da Champions e 4 a 0 no Atlético Madrid na estreia no Mundial de Clubes. Cai do pedestal e precisa de algo mais para chegar ao mata-mata da Copa do Mundo de Clubes. Aura de imbatível se pulveriza.
Botafogo, Botafogo… Time carioca agora lidera o Grupo B e pode fechar em primeiro lugar jogando o PSG para a segundo posição.
Se se classificar em primeiro, Botafogo vai pegar o segundo colocado do Grupo A, provavelmente o Inter Miami de Lionel Messi na fase mata-mata (oitavas de final). Nesse caso, se o Palmeiras for o primeiro do A pode pegar o PSG no mata-mata, um verdadeiro rabo de foguete.
Realmente é tempo de Botafogo.
Desde 2012, quando Corinthians vence o Chelsea na final do Mundial de Clubes, um clube brasileiro não derrotava um time europeu nesse torneio patenteado pela Fifa.
Pois é, o Botafogo rasga esse documento e encarna o lema do técnico português Renato Paiva que disse assim a seus jogadores:
“Seja vocês mesmos e não o que outros dizem o que vocês são”.





Deixe um comentário