Luiz Antônio Prósperi – 9 agosto 2025 (11h59) –

Filipe Melo pulsa no sangue de uma das torcidas mais bélicas do país. Ao se vestir de torcedor, com a camisa sagrada do Palmeiras e gritar ao som de alto volume no Allianz Parque pedindo “cabeça quente e faca nos detentes e raiva dessa porra (Corinthians)”, legitima ação dos fanáticos. Torcida não tem o querer, torcida tem de torcer. Se não for correspondida, que use da vaia contra seus jogadores, treinadores e diretores do clube.

Espetáculo grotesco do ex-boleiro e comentarista da Globo serve para alimentar a fogueira a arder. “Se querem continuar a arder a fogueira…” disse Abel Ferreira. “Do nosso lado cabe continuar a pedalar”.

Não pense, estimado leitor dessa crônica, que o sangue suplicado pela gente das arquibancadas é uma prerrogativa da facção organizada do Palmeiras. A proposta de guerra vem de todas as facções da maioria de clubes brasileiros.

A choldra vem de todos os rincões do futebol.

Desde a volta do futebol no Brasil pós-Mundial de Clubes em meados de julho tem sido comum a “visita” forçada de brutamontes cheios de panca a ter uma “conversa reservada com jogadores, treinadores e dirigentes” nos centros de treinamentos, locais de trabalho dos profissionais do futebol.

Intimidação, cobrança e ameaças. Na maioria das vezes exigindo de atletas e técnicos “entrega, amor à camisa, raça e sangue nos olhos”. Conceitos ultrapassados e abomináveis no futebol.

Não se vence apenas com entrega, amor à camisa e sangue nos olhos. Futebol não se restringe à simplicidade da paixão e em nome dela tudo vale. Até matar ou morrer.

Torcidas organizadas não são o mal do futebol brasileiro. Estão inseridas no contexto. Muitas vezes pulsam seus times, incendeiam os estádios no bom sentido e dão vida ao jogo.

O problema é quando se deixam dominar pelo ódio obrigando jogadores e treinadores a esfolar os adversários com a crueldade de um assassino.

Para quê faca nos dentes, Felipe Melo? Não seria melhor jogar bola?


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo