Cinco análises de futebol para você ler neste sábado (07/5) ao despertar

O sábado promete emoções no futebol internacional. Na  Alemanha, o Bayern de Munique, depois de cair nas semifinais da Champions League e Guardiola ser contestado, pode conquistar o título alemão. Na Inglaterra tem a entrega da taça e festa ao surpreendente Leicester, campeão da temporada 2015/2016. Na Espanha, a contusão de Bale preocupa o Real Madrid na reta final do campeonato e na decisão da Champions. Benzema aparece em vídeo polêmico de um raper francês. E Yuri, volante do Audax, revela um dos segredos do técnico Fernando Diniz.

1. DIA DE GUARDIOLA NA ALEMANHA

2352897_w2O Bayern de Munique tem tudo para ser campeão alemão neste sábado. O time de Guardiola visita o Ingolstadt, nono colocado na Bundesliga, a partir das 10h30 (horário de Brasília), e com uma vitória conquista o título, o quarto consecutivo – fato inédito na sua história. Um feito a mais na carreira de Guardiola, contestado ao cair nas semifinais pela terceira vez consecutiva com o Bayern na Champions League.

Análise – Será o terceiro título consecutivo de Guardiola no comando do Bayern no Campeonato Alemão. Não apaga a queda na Champions diante do Real Madrid, mas ilustra mais um pouco a carreira desse genial treinador, que, mesmo com a galeria recheada de taças, tem de ser campeão da Champions todos os anos para continuar no alto do pedestal na Europa. É uma injustiça com Guardiola. Ele não precisa de dar resposta a ninguém, muito menos levar a fama de fracassado. Já conquistou duas Champions, oito ligas (entre Barcelona e Bayern) e três Copas (do Rey e da Alemanha).

2. FESTA DO LEICESTER

Leicester+City+Championship+Winners+Bus+Parade+QNJeeb-JsZjlO inimaginável campeão inglês Leicester recebe a taça da Premier League no jogo contra o Everton às 13h30 (horário de Brasília), na penúltima rodada do Campeonato Inglês. A festa promete no estádio King Power. Ainda neste sábado, o comando do clube e mais o técnico italiano Claudio Ranieri vão anunciar que a maioria dos jogadores campeões não deixará o clube e os tailandeses, patronos do Leicester, prometem reforçar o time para disputar a Champions League 2016/2017.

Análise – A torcida do Leicester merece comemorar esse feito inédito e extraordinário do clube. Diante das potências Manchester United e City, Arsenal, Chelsea e Liverpool, o minúsculo Leicester chegou lá. Quem gosta do futebol bem jogado, não vai se dobrar ao time de Ranieri. Com status de campeão vai ter de se reinventar na próxima temporada. E seus patronos vão ter de jogar limpo na hora de reforçar o time. A imprensa inglesa, em especial o The Guardian, tem revelado manobras do grupo gestor do Leicester para injetar dinheiro acima do permitido pela lei do futebol inglês e Fifa. É bom ficar de olho nesse novo campeão.

3. BALE MACHUCADO

images-2Gareth Bale sofreu um entorse no joelho e é baixa no jogo decisivo do Real Madrid contra o Valencia neste domingo pelo Campeonato Espanhol. Bale está em alta no clube com os gols importantes que tem feito, como o que marcou na vitória contra o Manchester City na classificação à final da Champions League.

Análise – O Real Madrid precisa prestar mais atenção em Bale. O atacante de 100 milhões de euros tem um histórico de lesões importantes. Em 15 de setembro de 2015, sofreu uma lesão na perna esquerda e ficou 18 dias parado. Sentiu o mesmo problema em 17 de outubro e parou por mais 21 dias. E agora se machucou de novo. Bom lembrar que Cristiano Ronaldo anda “baleado” com os músculos cansados. O Real ainda está vivo no Espanhol e tem a Champions League para decidir no dia 28 deste mês contra o rival Atlético.

4. BENZEMA APRONTA
Unknown-3Atacante do Real Madrid apareceu em um vídeo de um famoso raper francês e virou polêmica no seu país mais uma vez. Cenas do clip da música mostram um punhado de drogas, revólver, munição e uns sujeitos encapuzados. Há pouco menos de quatro meses, Benzema foi detido na França, acusado de extorquir dinheiro de um companheiro da seleção francesa. Ele deve jogar neste domingo contra o Valencia pelo Espanhol.

Análise – Jogadores como Benzema deveriam ter mais cuidado com suas vidas privadas. Não se faz aqui uma crítica ao comportamento do atacante fora do campo de jogo, apenas uma ressalva de que deveria escolher melhor, ou ter mais cuidado, com o mundo fora do futebol. Peça importante no Real Madrid, à beira da final da Champions, Benzema poderia ficar fora desse vídeo que virou um viral nas redes sociais da Espanha e França. Se tiver um fraco desempenho no jogo deste domingo contra o Valencia, vai ouvir um monte da torcida do Real.

5. SEGREDOS DE FERNANDO DINIZ

images-3O volante Yuri, de 21 anos, do Audax, disse em entrevista à Rádio Bandeirantes que o técnico Fernando Diniz libera o pagode nos vestiários do time em caixas de som. É um jeito de descontrair os jogadores e tirar um pouco da tensão, após tanta cobrança do treinador para os atletas se divertirem jogando um bom futebol. Certamente vai ter pagode nos vestiários da Vila Belmiro antes do jogo decisivo contra o Santos na final do Paulistão neste domingo.

Análise – Fernando Diniz já deu provas de ser um treinador diferenciado. A cada revelação de seus jogadores, fica claro como ele pensa o futebol e como convence os atletas a seguir seu caminho. No Audax esse conceito funcionou. Difícil saber se Diniz conseguirá essa mesma proeza em outros clubes, onde as vitórias são para ontem e a criatividade nunca é bem-vinda. Um pagodinho, por mais insuportável que seja, anima os boleiros.

Anúncios