Philipe Coutinho muda o jogo e Tite alcança segunda vitória consecutiva com a Seleção

20160906233731_57cf7d6b04778.jpg
Neymar e Coutinho celebram gol na vitória contra Colômbia – foto: Mowa Press

Se Gabriel Jesus fez a diferença na estreia de Tite no comando da Seleção Brasileira contra o Equador, Philipe Coutinho mudou o rumo do jogo na vitória diante da Colômbia por 2 a 1 nesta terça-feira (06/9), em Manaus, pelas Eliminatórias da Copa de 2018. O meia do Liverpool entrou no segundo tempo e deu outra vida ao escrete com jogadas de talento, dribles e muita amplidão.

Coutinho catalisou o novo momento da Seleção, que deixou de ser insegura e muitas vezes covarde para se impor com equilíbrio, vertical, troca de passes e criatividade.

Dunga deixou o Brasil na sexta colocação das Eliminatórias. Tite, em dois jogos, levou o escrete à zona de classificação da Copa com duas vitórias categóricas. Resultados dizem tudo.

ANÁLISE DO JOGO

A Seleção ensaiou uma goleada no primeiro tempo ao fazer o gol com Miranda, com menos de dois minutos de jogo, em cobrança ensaiada de escanteio com Neymar. Abriu a vantagem, tomou conta do jogo, fechou espaços aos colombianos e chegou com extrema facilidade na zona de gol, sempre com Neymar e Marcelo. Teve chance de fazer mais um gol e parou em grandes defesas de Ospina.

No momento em que se sentia absoluta, a Seleção Brasileira perdeu a concentração. Cometeu uma falta desnecessária com Renato Augusto em James Rodriguez. O craque colombiano levantou com maestria na área e Marquinhos marcou contra, aos 36. O time de Tite entregava de bandeja o empate à Colômbia.

Dali para frente, mesmo com uma resposta de Neymar em bola preparada por Jesus e ótima defesa de Ospina, o jogo ficou crispado. Tensão de lado a lado. Os colombianos valorizaram as faltas e pressionaram a saída de bola do Brasil. Um jogo que não servia à Seleção e acabou com um cartão amarelo a Neymar. Sinal de chumbo grosso no segundo tempo.

Tite teria 15 minutos de intervalo para reorganizar a casa. E voltou sem substituições. Pekerman abriu três atacantes e puxou James Rodriguez para esticar bolas nas costas da zaga brasileira. E depois colocou Cuadrado para jogar em cima de Marcelo.

A Seleção aceitou essa nova imposição colombiana até mudar de comportamento com a entrada de Philipe Coutinho no lugar de Willian. O Brasil ficou mais agressivo e criativo com Coutinho. Esteve perto de chegar ao segundo gol nos pés de Paulinho e Renato Augusto.

O gol saiu apenas aos 28 minutos quando Neymar resolveu aparecer. Em jogada que passou de Giuliano, Jesus até Coutinho e daí a Neymar bater cruzado. Era o gol da vitória. Dali para frente, o Brasil passou a trocar passes no campo do inimigo e tomar as rédeas do jogo de forma definitiva. Os colombianos assustaram em dois a três golpes, mas sem impacto.

Era a segunda vitória da Seleção sob nova direção e um salto do sexto para os primeiros lugares na classificação das Eliminatórias da Copa de 2018.

FICHA DO JOGO

Brasil 2 x 1 Colômbia

Gols: Miranda, a 1; e Marquinhos (contra), aos 36 minutos do primeiro tempo; Neymar, aos 28 minutos do segundo tempo.

Brasil: Alisson, Daniel Alves, Marquinhos, Miranda e Marcelo; Casemiro; Willian (Philipe Coutinho), Paulinho (Giuliano), Renato Augusto e Neymar; Gabriel Jesus (Taison). Técnico: Tite

Colômbia: Ospina; Medina, Óscar Murillo, Jeison Murillo e Díaz; Sánchez, Macnelly Torres (Cuadrado),  Barrios e James Rodríguez; Muriel e Bacca (Martínez). Técnico: Jose Pekerman

Juiz: Patrício Lostau
Cartões amarelos: Medina, Paulinho, Neymar, Marcelo, Giuliano
Local: Arena Amazonas