Brasileirão 2019 fecha a quarta rodada com um episódio dos mais constrangedores do futebol brasileiro neste domingo de Dia das Mães. Ao final de Santos 3 x 0 Vasco, no Pacaembu, a Globo obrigou a repórter que trabalhava na partida a entregar ao goleiro Cidão, do Vasco, o troféu de “Craque do Jogo”, agraciado ao jogador eleito em votação na internet. Sidão venceu a disputa por expressiva maioria (90% dos votos), depois de uma campanha irônica ao goleiro que havia cometido falhas na derrota vascaína. Constrangido, Sidão recebeu o troféu e saiu calado do campo.
A estrondosa repercussão negativa do caso inundou as redes sociais e mesas redondas sobre a rodada nos canais de TV. Diante do constrangimento geral, a TV Globo resolveu pedir desculpas a Sidão por meio de nota publicada no site globoesporte por volta das 21h, quase três horas depois do jogo no Pacaembu.
Confira a nota oficial da Globo:
A partir da próxima quarta-feira (15/5), quando começam as oitavas de final da Copa do Brasil, a votação do Craque do Jogo terá um novo formato. O público seguirá tendo voz através das enquetes na página globoesporte.com/craque, agora em companhia dos comentaristas da TV Globo, que terão direito a voto.

Neste domingo, houve movimento na internet para votação em massa em Sidão na enquete do jogo entre Santos e Vasco, que acabou com vitória do Peixe por 3 a 0. A zoeira começou depois do erro do goleiro vascaíno no primeiro gol santista. Na saída do campo, Sidão, abatido mas educado, reconheceu a falha e recebeu o troféu de Craque do Jogo.
Sem deixar de reconhecer a opinião do público, a mudança no formato tem o objetivo de premiar os jogadores que tiveram atuação de destaque em cada partida.
Grupo Globo aproveita para pedir desculpas a Sidão pela situação de constrangimento ao fim do jogo no Pacaembu. O goleiro é um profissional de alto nível no futebol brasileiro que estava em seu ambiente de trabalho depois de uma jornada difícil. Reconhecemos que a entrega do troféu não foi adequada na ocasião e agradecemos a educação de Sidão no momento de tensão.
Nesta segunda-feira, Sidão usou o Instagram para revelar seu sentimento com o episódio. Confira:

O caso Sidão continuou repercutindo nesta segunda-feira (13/5). Programas nos canais do Grupo Globo se penitenciaram. Se discutiu conflito entre redes sociais e jornalismo, sem conclusão alguma.
Canais rivais do Globo debateram a polêmica e constrangimento do jogador. Também sem nenhum resultado prático ou com poder de convencer o público telespectador.
Blogueiros, Twitteiros, adeptos do Instagram, Facebook e de outras ferramentas da web foram do céu ao inferno, abençoando o goleiro, excomungando a Globo e vice versa.
Rogerio Ceni ligou de Fortaleza para Sidão em solidariedade, dizendo que também já foi xingado e humilhado por torcedores.
Vanderlei Luxemburgo, novo treinador do Vasco, lamentou o episódio e deu parabéns à Globo por ter reconhecido o erro e pedido perdão ao goleiro.
Clubes e mais clubes brasileiros declararam apoio a Sidão.
Os Desimpedidos, canal responsável pela campanha avassaladora pelos votos na internet para eleger Sidão o “Craque do Jogo”, fez um pedido público de desculpas ao goleiro do Vasco.
A indignação geral soou forte no futebol brasileiro.
É bem provável que daqui para frente nenhum jogador vai se prestar a receber o troféu “Craque do Jogo”, instituído pela Globo. Nem mesmo depois de a emissora anunciar mudanças nos critérios de votação. Perdeu a credibilidade.
Quem for eleito certamente vai deixar esse troféu mofando numa caixa de papelão, num canto remoto de sua casa.
Responsáveis pelo “Craque do Jogo” não perceberam que não há o menor rigor nas redes sociais, nem isenção, muito menos respeito ao cidadão comum, seja ele um goleiro ou um gandula.
Não se brinca com jornalismo, muito menos com futebol.





Deixe um comentário