Álbum de figurinhas e venda de 2,45 milhões de ingressos aquecem Copa Catar 2022

foto: reprodução

Fifa anuncia a venda de 2,45 milhões de ingressos da Copa do Mundo Qatar 2022. Países Árabes, América e Europa aparecem como os que mais compraram os bilhetes, há 98 dias do início do Mundial. No Brasil, a Panini lança nesta sexta-feira (19/8) a venda do álbum de figurinhas, uma febre no país a cada quatro anos. E 500 mil voluntários de todas as partes do mundo se inscreveram em busca de trabalho gratuito no Qatar. A Copa esquenta.

Antes de mergulhar nos números do Qatar 2022, cabe lembrar o relatório da Anistia Internacional, de agosto de 2021, com a denúncia da morte de cerca de 15 mil trabalhadores estrangeiros entre 2010 e 2019 – maioria de operários na construção dos estádios. Das mortes, 70% das causas não foram identificadas.

Comitê Organizador local da Copa garante que morreram apenas 34 trabalhadores até fevereiro de 2021.

Enquanto essa tragédia começa a ganhar volume e polêmica, em especial na Europa, a Fifa divulga números a comprovar o expressivo interesse no Mundial do Qatar.

Qatar, Estados Unidos, Inglaterra, Arábia Saudita, México, Emirados Árabes Unidos, França, Argentina, Brasil e Alemanha, segundo a Fifa, aparecem como os maiores compradores de ingressos.

A data da próxima fase de venda de ingressos será anunciada no final de setembro.

“Apenas no último período de venda – de 5 de julho a 16 de agosto – um total de 520.532 ingressos foram vendidos no FIFA.com/tickets. A maioria destes bilhetes corresponde a jogos da fase de grupos como Camarões x Brasil, Brasil x Sérvia, Portugal x Uruguai, Costa Rica x Alemanha e Austrália x Dinamarca”, diz a Fifa.

“Os torcedores com ingressos para uma ou mais partidas em sua conta FifaTicketing são aconselhados a começar a planejar sua viagem. Já pode reservar o alojamento e, se não residir no Qatar, solicitar a carteira de identidade de torcedor”, alerta a Fifa e recomenda: 

“No portal qatar2022.qa ou no aplicativo Hayya to Qatar 2022 (disponível para iOS S Android ), o torcedor com um pedido aprovado do Hayya Card  poderá acessar os estádios, entrar no Qatar se vierem do exterior e usar o transporte público gratuitamente nos dias de jogos, além de se beneficiar de muitos outros benefícios.

A encrenca aos que adquiriram os ingressos é a hospedagem. A oferta de alojamentos (hotéis, vilas, cruzeiros, e apartamentos) é baixa e os preços estão na lua. Quartos mais baratos custam a partir de 400 dólares a diária. 

ilustração: Fifa

Voluntários se multiplicam

Mais de meio milhão de pessoas já se inscreveram na plataforma global de voluntariado da Fifa, tradição da entidade em arrebanhar jovens em todo o mundo para trabalhar de graça e desfrutar da Copa.

“As regiões ao redor do Catar estão amplamente representadas, com 43,2% vindo da Ásia e 40,2% da África. O inglês é a língua mais falada pelos candidatos (94,4%), enquanto 23,8% falam francês, 16,7% espanhol e 3,8% alemão. Quase metade dos voluntários (48,9%) fala outro idioma além dos quatro citados”, informa a Fifa.

“No total, 53,1% dos voluntários trabalham, enquanto 34,4% são estudantes. Em termos de faixas etárias, as pessoas entre 24 e 34 anos lideram, com 42,9%, seguidas da faixa entre 18 e 24 anos, que representa 36%. Entre os grupos etários mais velhos, 35-44 anos representam 15,6% dos voluntários e 45 e mais velhos 5,5%”.

 Dos 500 mil inscritos, apenas 20 mil voluntários serão selecionados.

Álbum, a febre

Panini lança nesta sexta-feira a venda do álbum de figurinhas. No total serão 670 cromos, incluindo 50 especiais, a preencher 70 páginas, com as 32 seleções do Mundial do Qatar, estádios, mascote, bola oficial, taça e o símbolo oficial da Copa, além de outras curiosidades do Mundial

Cada envelope, com cinco figurinhas, será vendido a R$ 4. E o álbum custa em média, R$ 12. 

“Cada uma das 32 equipes classificadas para o torneio é representada por um elenco de 18 jogadores, com uniformes oficiais e crachás. Cada time inclui um mix de jogadores experientes, aqueles que estão no auge de sua carreira e outros que participam de seu primeiro grande torneio”, diz a Panini.