Holanda e Turquia se enfrentam às 16h nesse sábado, em Berlim – transmissão no YouTube CazéTV e PrimeVideo – Vencedor vai à semifinal contra Inglaterra que eliminou a Suíça na decisão por pênaltis.

Confronto tenso dentro e fora de campo. Holandeses prometem jogo ofensivo embalados por uma torcida festiva e frenética, em especial nas ruas antes da partida. Do lado turco, a expectativa é por um futebol aguerrido de entrega total pela vitória, também sob intensa participação de seus torcedores até aqui os mais fanáticos na Euro 2024.

Desde a vitória em cima da Áustria, na terça-feira (02/7), o clima político esquentou na Turquia. Demiral, autor dos gols, foi suspenso por ter feito gestos políticos na celebração. O ato provocou problemas diplomáticos entre Alemanha e Turquia.

Acompanhe relato do The Guardian a respeito da crise política após gesto de Demiral:

A Uefa puniu Merih Demiral, zagueirol da Turquia, por duas partidas por uma celebração politicamente carregada de “lobo” . Demiral imitou o formato da cabeça de um lobo com os dedos após seu segundo gol na vitória da Turquia nas oitavas de final sobre a Áustria. O gesto é associado ao grupo nacionalista extremista de direita Grey Wolves.

A Uefa disse que ele estava sendo punido “por não cumprir os princípios gerais de conduta, por violar as regras básicas de conduta decente, por usar eventos esportivos para manifestações de natureza não esportiva e por desacreditar o esporte do futebol”.

Demiral e o governo da Turquia defenderam o gesto como uma expressão normal de orgulho patriótico. O embaixador da Turquia na Alemanha foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores em Berlim por causa da saudação.

O embaixador da Turquia na Alemanha foi convocado ao Ministério das Relações Exteriores em Berlim por causa da “saudação do lobo” extremista de direita exibida pelo jogador de futebol turco Merih Demiral, já que sua comemoração de gol na Eurocopa se tornou assunto de troca diplomática.

Ahmet Başar Şen foi instado a explicar o gesto e tomar medidas para impedir seu uso futuro, disse um porta-voz do ministério, um dia após o embaixador da Alemanha na Turquia ter sido convocado ao Ministério das Relações Exteriores em Ancara, enquanto o governo turco acusava Berlim de “xenofobia” por suas críticas ao símbolo associado ao grupo Lobos Cinzentos.

No entanto, nem o grupo nem o símbolo são proibidos na Alemanha, ao contrário dos países vizinhos Áustria e França, apesar de anos de debate sobre isso.

Demiral fez a saudação do lobo após marcar um gol na partida das oitavas de final da Turquia contra a Áustria, que seu time venceu por 2 a 1.

Os turcos constituem a maior minoria étnica única na Alemanha – 1,54 milhões, além de 1,4 milhões de cidadãos alemães de ascendência turca – a maior diáspora turca única . O sucesso da seleção nacional na Eurocopa desencadeou uma resposta arrebatadora dos turcos em todo o país.

A ministra do Interior da Alemanha, Nancy Faeser, condenou o gesto, escrevendo no X: “Usar os campeonatos de futebol como plataforma para o racismo é completamente inaceitável”.

Ela pediu ao órgão dirigente do futebol europeu, a Uefa, que investigasse e considerasse impor sanções à equipe turca. A Uefa disse que está investigando, mas até a tarde de quinta-feira ainda não havia tomado uma decisão.

De acordo com relatos na quinta-feira na hora do almoço na mídia alemã e turca, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan , fez um ajuste de última hora em seus planos de viagem para permitir que ele voasse para Berlim a caminho do Azerbaijão, para assistir às quartas de final da seleção nacional contra a Holanda na noite de sábado. Fontes internas disseram que Erdoğan tomou a decisão em reação às consequências da saudação a Demiral, dizendo a seus assessores que queria dar seu apoio à seleção.

A saudação do lobo é o símbolo e logotipo de identificação dos Lobos Cinzentos, representando a cabeça de um lobo: o indicador e o mindinho formando as orelhas, o polegar, o dedo médio e o anelar formando o focinho.

Especialistas em extremismo dizem que a visão de mundo dos Lobos Cinzentos é nacionalista linha-dura e islamista, com ódio demonstrado a curdos, judeus, cristãos, armênios, gregos, UE e EUA. O grupo, que tem uma longa história de terrorismo que remonta à década de 1970, foi responsabilizado por ataques a bomba em Paris e Bangkok e pela tentativa de assassinato do Papa João Paulo II em 1981.

Os Lobos Cinzentos são classificados como um grupo extremista de direita com 18.500 a 20.000 membros na Alemanha, tornando-se a segunda maior organização extremista de direita depois da Alternative für Deutschland, de acordo com a agência de inteligência doméstica, o escritório federal para a proteção da constituição (BfV).

Seu fundador, Alparslan Türkes, disse sobre a saudação: “O dedo mindinho simboliza os turcos, o dedo indicador simboliza o islamismo, o anel – ou focinho – simboliza o mundo. O ponto onde os três dedos restantes se juntam é um carimbo. Isso significa: colocaremos o carimbo turco-islâmico no mundo.”

Türkes fundou o partido Movimento Nacionalista , que governa a Turquia com o partido Justiça e Desenvolvimento de Erdoğan.

Demiral disse sobre o gesto: “Claro que fiquei muito feliz por ter marcado dois gols. Como comemorei tem algo a ver com minha identidade turca. Eu tinha visto membros da plateia fazendo esse gesto. Somos todos turcos. Tenho muito orgulho de ser turco. Esse é o significado do gesto.

“Espero ter mais oportunidades de fazer esse gesto. Não há nenhuma mensagem escondida nele, eu simplesmente queria mostrar o quão alegre eu estava e o quão feliz eu sou.”


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Uma resposta para “Euro 2024 na TV – sábado: Turquia x Holanda, tensão política em Berlim”.

  1. […] Nas ruas da Alemanha e nas arquibancadas dos estádios muita festa, poucas arruaças e alguma tensão política. […]

    Curtir

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo