Racismo: Vini Jr Corre Risco de Não Levar a Bola de Ouro
Luiz Antônio Prósperi – publicado em 5 setembro (13h00) Vini Jr está entre os 30 candidatos a levar a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024. A lista dos indicados pela revista France Football, organizadora da eleição, saiu nessa quarta-feira (04/9). Vini Jr é o favorito. Quer dizer, era. Uma entrevista…
Luiz Antônio Prósperi – publicado em 5 setembro (13h00)
Vini Jr está entre os 30 candidatos a levar a Bola de Ouro de melhor jogador do mundo na temporada 2023/2024. A lista dos indicados pela revista France Football, organizadora da eleição, saiu nessa quarta-feira (04/9). Vini Jr é o favorito. Quer dizer, era. Uma entrevista do jogador à rede CNN, em que reforça sua luta contra o racismo, pode contribuir para tirar de Vini a Bola de Ouro.
Vini Jr é o único brasileiro entre os 30 concorrentes. Vencedor da Bola de Ouro será anunciado na cerimônia no Théâtre du Châtelet, em Paris, dia 28 de outubro.
Revista France Football indica 30 jogadores candidatos e envia para um jornalista selecionado de cada país entre os 100 primeiros do ranking da FIFA. E cada jornalista escala seu top 5 – na ordem do primeiro ao quinto – e a revista soma as pontuações para definir o vencedor da Bola de Ouro. No Brasil, jornalista Cleber Machado, ex-Globo, é o único credenciado com direito a voto.
Acompanhe a declaração de Vini Jr à rede CNN que pode influir na eleição do jogador Bola de Ouro, o que seria um absurdo.
Vini sugere que a Espanha possa perder o direito de ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2030 se não evoluir na luta contra o racismo:
“Até 2030 há uma margem muito grande para evolução. Espero que a Espanha possa evoluir e compreender a gravidade de insultar uma pessoa por causa da cor da sua pele. Porque se as coisas não evoluírem até 2030, acho que o local (da Copa do Mundo) deveria ser mudado. Porque se um jogador não se sente confortável e não se sente seguro jogando num país onde pode sofrer racismo, é muito complicado. Mas quero fazer todo o possível para que as coisas possam mudar. Porque há muitas pessoas na Espanha, ou a maioria, que não são racistas. Mas há um pequeno grupo que acaba por afetar a imagem de um país onde é bom viver, onde adoro viver.”
Essa declaração de Vini Jr repercute entre os jogadorese técnico da seleção da Espanha, reunidos para disputar jogos da Nations League na data Fifa, e não só no futebol. Prefeito de Madrid e ministros do governo espanhol também se mostraram indignados com a manifestação de Vini.
CARVAJAL – lateral do Real Madrid e capitão da Seleção da Espanha:
Não há dúvidas de que a Espanha não é um país racista. Desde pequeno cresci com várias nacionalidades no meu bairro, em Leganés. Só quero lembrar que somos totalmente contra qualquer situação racista nos estádios. Sei o que o Vini sofre e o apoiamos interna e publicamente. Creio que a La Liga está melhorando e criando protocolos para que esses energúmenos não possam voltar a eventos esportivos. Com exceção dessas pessoas, não acho que a Espanha não mereça organizar uma Copa”
MINISTRO DO INTERIOR DA ESPANHA – Fernando Marlaska:
“A única coisa que tenho a dizer é que o nosso país é um país onde o respeito pela diversidade faz parte do nosso DNA e, portanto, do nosso combate eficaz e direto a todos os comportamentos discriminatórios.”
PREFEITO DE MADRID – José Luis Martínez-Almeida:
“Todos sabemos que existem episódios racistas na sociedade e que temos de trabalhar arduamente para eliminar esses episódios racistas. Mas é profundamente injusto para Espanha e, particularmente, para Madrid, dizer que somos uma sociedade racista e, além disso, para colocar a celebração da Copa do Mundo de 2030 em perigo, peço que você (Vini Jr) retifique, você tem que se desculpar, saiba que quando houver um episódio racista você (Vini Jr) terá todos nós ao seu lado, mas não terá todos nós ao seu lado quando você diz que somos racistas porque isso não é verdade. Não posso aceitar isso”.
O fato de ele (Vini Jr) ter passado por certos episódios lamentáveis não justifica que ele chame praticamente toda a sociedade espanhola de racista e diga que a Copa do Mundo de 2030 não deveria ser realizada.”
VINI JR
foto: reprodução Instagram
“Falar sobre racismo é sempre muito difícil porque muita coisa aconteceu comigo na temporada passada aqui em Madrid, e não chega nem perto do que as pessoas normais sofrem nas ruas. Sempre penso nisso.Estou feliz por poder mudar a mentalidade da Espanha.”
Deixe um comentário