Luiz Antônio Prósperi – 2 dezembro (10h35) –
Praia de Botafogo abarrotada de torcedores, domingo (01/12), à noite. Três trios elétricos embalando a massa. Do alto de um deles, o americano John Textor se esbalda na comemoração da conquista da Libertadores da América. Ao ser entrevistado por uma repórter do SporTV, Textor quer saber quem venceu o jogo Flamengo x Internacional no Maracanã, encerrado por volta das 18h do domingo. “O Flamengo venceu”. Textor: “Good!” … “Eu adoro o Flamengo”.
Nada mais justo a declaração de amor do americano dono do Bota ao clube mais popular do Brasil. A vitória (3 a 2) do Flamengo em cima do Internacional tira o time gaúcho da briga pelo título do Brasileirão 2024. E o próximo adversário do Botafogo é o Internacional no Beira-Rio. Se vencer os gaúchos, Botafogo pode até ser campeão na quarta-feira no caso de o Palmeiras não derrotar o Cruzeiro no Mineirão.
Não é difícil intuir nessa combinação de resultados a tamanha felicidade de Textor com a vitória do Flamengo “I Love You.”
Cenário perfeito ao Botafogo que agora só tem o Palmeiras na briga pelo título do campeonato nacional.
Ao time de Abel Ferreira cabe vencer Cruzeiro na quarta-feira, Fluminense no domingo e torcer para que o time de Textor não some quatro pontos nos jogos contra Inter em Porto Alegre e São Paulo no Rio.
EM DISPUTA NO BRASILEIRÃO
Fora a disputa da taça, o Brasileirão ainda tem corrida por vaga na pré-Libertadores e a luta contra o rebaixamento nas duas rodadas que restam para o encerramento do campeonato.
Garantidos na Libertadores – Botafogo, Palmeiras, Flamengo, Internacional, Fortaleza e São Paulo.
Duas vagas na Pré-Libertadores – Bahia, Corinthians, Cruzeiro disputam as duas vagas. Vitória, Grêmio e Vasco ainda têm chance, mas só por milagre.
Rebaixamento – Atlético-GO e Cuiabá já caíram. Bragantino e Criciúma aparecem como os mais fortes candidatos a ocupar as duas vagas que restam ao rebaixamento. Athlético-PR, Juventude e Fluminense ainda correm risco.
Artilheiro
Interessante acompanhar também a disputa pela artilharia. Yuri Alberto (Corinthians), e Alerrandro (Vitória) lideram com 13 gols cada um. Estevão (Palmeiras), 12 gols, também quer essa honraria.
Pedro (Flamengo – não joga mais essa temporada), Wesley (Internacional) e Raphael Veiga (Palmeiras) têm 11 gols. Artilheiro do Brasileirão recebe o Troféu Roberto Dinamite, homenageam ao maior artilheiro da história da campeonato, com 190 gols. Dinamite faleceu em janeiro de 2023.
Artilheiro de 2024 leva premiação de R$ 100 mil e mais R$ 5 mil por gol marcado.
Brasileirão 2025
Campeonato do ano que vem pode ser ainda mais árduo. Nordeste, pela primeira vez na história do Brasileirão, terá cinco representantes com acesso de Ceará e Sport, que se juntam a Fortaleza, Bahia e Vitória, garantidos em 2025.
Futebol paulista vem mais forte. Com quatro clubes em 2024, pode ter seis times em 2025 no caso de o Bragantino escapar do rebaixamento. Por enquanto, o estado tem cinco garantidos: Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos e Mirassol.
Situação no Sul é mais difícil. Dos cinco clubes em 2024, Inter e Grêmio têm vaga assegurada em 2025. Atlético-PR, Criciúma e Juventude correm risco de cair.
Classificação Brasileirão 2024






Deixe um comentário