Luiz Antônio Prósperi – 21 dezembro (11h57)
Era uma vez três porquinhos. Jovens, se encontram nos canteiros da Academia de Futebol. Um vem da Bahia, outro da favela do Rio e outro do interior de São Paulo. Os três, saindo da adolescência, arrebatam títulos entre os rivais de suas idades. Chamam atenção dos chefes. Em pouco tempo conquistam coração da multidão verde.
A história começa quando Mano Menezes é demitido após levar uma sova (3 a 0) do Flamengo no Allianz Parque. Vanderlei Luxemburgo assume o comando no início de 2020 e recebe ordem superior: lançar os meninos da base, entre eles Gabriel Menino (contratado do Guarani de Campinas) e Patrick de Paula (campeão do Torneio das Favelas do Rio).
“E aquele ali, posso levar?” indaga Luxemburgo a João Paulo, comandante da base. “Claro, qualquer um deles. Todos estão prontos a subir”. “Eu quero aquele, o Danilo”, pede Vanderlei.
Danilo, vindo do Cajazeiras da Bahia, se junta a Gabriel Menino e Patrick de Paula. Energizam o Palmeiras e mostram personalidade acima da média dos iguais.
Patrick, dono de um petardo, converte pênalti do título do Paulistão em cima do Corinthians em 2020. Era o primeiro ato da vida nova dos três garotos.
Luxemburgo cai mais tarde. Abel Ferreira assume o time em outubro de 2020 e a história dos três meninos ganha capítulos memoráveis.
O mais fabuloso acontece em Buenos Aires diante do temível River Plate, semifinal de Libertadores, dia 5 de janeiro de 2021. Palmeiras vence por 3 a 0. Inacreditável. Naquela partida formidável, Abel surpreende escalando Danilo, Menino e Patrick no time titular. Os três arrebentam com o jogo. Saem da Argentina como os “Três Porquinhos” a fazer história no Palestra.
Conquistam a Libertadores e Copa do Brasil.
A partir dali, cada um com sua sina. Menino alcança a Seleção Brasileira. Patrick se perde no mundo da ilusão e Danilo vira alicerce do time campeão de tudo.
Patrick sucumbe e sai vendido por um fortuna ao Botafogo turbinado por John Textor em 2022. Noites pequenas, quilos a mais e lesão grave tiram Patrick de cena até jogar nos últimos suspiros do Criciúma no rebaixamento à Série B.
Danilo também chega ao escrete e, por falta de ambição de seu empresário, se transfere ao pequeno Nottingham Forest da Inglaterra em 2023. Desaparece na névoa inglesa até sofrer terrível lesão.
Dos três, Gabriel Menino emplaca sequência vencedora com Abel Ferreira. Perde espaço na última temporada e vira moeda de troca na contratação de Paulinho do Atlético-MG, agora em dezembro de 2024.
Era o último dos três porquinhos a deixar o Palmeiras. Cada um com seu destino. Entre casas de palhas, madeira e tijolos, os três abriram portas a outros de sua estirpe, como Endrick e Estevão. E outros mais virão. Sem medo do Lobo Mau.





Deixe um comentário