Luiz Antônio Prósperi – 26 maio (17h05) –

Carlo Ancelotti está entre nós. Na sua primeira convocação da Seleção Brasileira nenhuma grande novidade na lista de 25 jogadores. Prioridade de Carletto: apostar em jogadores em boas condições físicas, saudáveis e de personalidade. Por isso Neymar está fora e Casemiro de volta. Ancelotti leva sete jogadores que atuam em clubes do Brasil (cinco do Flamengo, um do Palmeiras e um do Corinthians) e 18 que jogam na Europa. Inevitável. Bom lembrar que o treinador da Seleção é italiano e, aos 65 anos, desembarca no Brasil para o último desafio de sua longa carreira vitoriosa nos grandes centros do futebol europeu.

Por que chamar Casemiro?

“Casemiro está aqui, porque ele merece estar aqui pelas suas qualidades. Entre as qualidades, estão experiência, conhecimento, liderança. Não significa que está este porque é jovem” – Ancelotti.

Por que não chamar Neymar?

“Como eu disse, nesta convocação eu tentei selecionar jogadores que estão bem. Neymar teve uma lesão há pouco tempo. O que eu quero dizer é que o Brasil tem muitos jogadores talentosos e logicamente, no caso específico de Neymar, contamos com ele. É a seleção nacional. O Brasil conta com ele”.

Ancelotti faz bem ao deixar Neymar na lista de espera para a próxima convocação. E acerta também em resgatar jogadores de certo prestígio no passado recente da Seleção, caso de Casemiro e até Richarlisson. Antony?

Encrenca é a escassez de jogadores fora da curva, unanimidade nacional e internacional, no setor de meio-campo.

Um exemplo claro está falta de um meia talentoso, acima da média, entre os relacionados por Carletto.

Sobram volantes e meias de força e pouco cérebro na construção de ataque. Vamos de Casemiro, Andrey Santos, Bruno Guimarães, Gerson, Ederson, o quase insosso Andreas Pereira.

Mas essa carência não se pode atribuir às preferências exclusivas de Ancelotti. Temos quase ninguém, tipo camisa 10 por excelência. Talvez, Raphael Veiga, Alan Patrick e Matheus Pereira, os três em baixa em seus clubes.

“A estratégia, eu já expliquei. É tentar colocar em pouco tempo toda a qualidade que nós temos. Com atitude, compromisso, sacrifício de todos. Dos jogadores e de todos nós. Essa é única forma de tentar a classificação (para Copa 2026). Primeiro é se classificar e depois se preparar para o Mundial. Qualidade nós temos. Eu tenho muita confiança de que podemos nos sair bem e construir um time que possa competir contra qualquer um”.

A convocação está aí. Ancelotti tem experiência de sobra para reorganizar a Seleção Brasileira. Se vai devolver o futebol que a torcida espera, é outra questão.

“Propositivo ou reativo? É interessante. Eu acho que, no futebol, não pode se fazer uma única leitura. Tem que ser futebol propositivo em alguns jogos e reativos em outros. Eu não gosto de time que eu treine e tenho uma identidade, significa que você só é capaz de fazer uma coisa. Se quer ter sucesso, precisa fazer muitas coisas bem. Propositivo, reativo, pressionar… Existem muitas coisas para ter sucesso. Por isso, quando me dizem, o seu time não tem uma identidade clara. Eu não quero identidade clara ” – responde Ancelotti.


Os 25 Convocados

Goleiros

Alisson (Liverpool)

Bento (Al Nassr)

Hugo Souza (Corinthians)

Laterais

Wesley (Flamengo)

Wanderson (Monaco)

Alex Sandro (Flamengo)

Carlos Augusto (Inter Milão)

Zagueiros

Marquinhos (PSG)

Beraldo (PSG)

Alexandro (Lille)

Danilo (Flamengo)

Leo Ortiz (Flamengo)

Meio-campistas

Casemiro (Manchester United)

Bruno Guimarães (Newcastle)

Gerson (Flamengo)

Andrey Santos (Strasbourg)

Andreas Pereira (Fulham)

Ederson (Atalanta)

Atacantes

Estevão (Palmeiras)

Richarlisson (Everton)

Matheus Cunha (Wolverhampton)

Raphinha (Barcelona)

Vini Jr (Real Madrid)

Gabriel Martinelli (Arsenal)

Antony (Betis)


“Minha conexão com Brasil começou cedo, joguei com Falcão e Cerezo na Roma (expoentes da geração que encantou o Mundo na Copa do Mundo de 1982). Treinei mais de 30 jogadores brasileiros. É um orgulho estar aqui”.

Resta aguardar a Seleção de Carletto entrar em campo para ver se a torcida vai sentir orgulho do primeiro treinador europeu no comando do escrete.


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo