Luiz Antônio Prósperi – 25 junho (20h27) – atualizado às 23h57 –
Palmeiras, Flamengo, Botafogo e Fluminense classificados às oitavas de final do Mundial de Clubes. Nos 12 jogos disputados pelo quarteto na fase de grupos, acumulam seis vitórias, cinco empates e apenas uma derrota. Vencem dois europeus (Flamengo 3 a 1 Chelsea e Botafogo 1 a 0 PSG) e dois empates (Palmeiras 0 a 0 Porto e Fluminense 0 a 0 Borussia Dortmund). Recebem elogios de treinadores de técnicos concorrentes da Europa: Pep Guardiola (Manchester City), Luis Enrique (PSG), Vincent Kompany (Bayern Munique) e Nico Kovac (Borussia Dortmund). Agora a conversa é outra. O que podem jogar daqui para frente?
Cenário dos cruzamentos nas oitavas de final não é animador aos quatro Cavaleiros do Apocalipse.
De cara, um dos brasileiros será eliminado porque teremos o confronto Palmeiras x Botafogo.
Perspectiva também nada suave ao Flamengo. Seu adversário é o “colosso” Bayern Munique. Não será nada absurdo se o time carioca cair diante do alemão.
Fluminense vai medir forças com a Inter de Milão, vice-campeã da Europa, que derrotou River Plate por 2 a 0 e garantiu primeiro lugar do Grupo E. Parada duríssima para o Fluminense.
Ou seja, não será nenhuma surpresa se ao fim das oitavas de final apenas um brasileiro sobreviver – no caso, óbvio, o vencedor de Palmeiras x Botafogo.
E assim o rio voltaria ao curso normal com os europeus estendendo o manto até o fim do Mundial de Clubes.
Voltaríamos ao divã a refletir o verdadeiro poderio do futebol brasileiro?
Nosso psicanalista diria que não livramos do “complexo de vira-latas”?
E os mais radicais diriam que os melhores jogadores dos quatro times brasileiros são gringos: Arrascaeta e goleiro Rossi (Flamengo), Arias (Fluminense), Richard Rios, Flaco Lopez e Gustavo Gomes (Palmeiras), Savarino e Barboza (Botafogo).
Dos quatro treinadores, dois portugueses (Abel Ferreira/Palmeiras e Renato Paiva/Botafogo) e dois brasileiros (Filipe Luis/Flamengo e Renato Gaúcho/Fluminense).

A história começa a ser contada a partir de sábado (28/6) com Palmeiras x Botafogo, às 13h, na Filadelfia.
Veja brincadeira irônica do diário esportivo Olé da Argentina. Detalhe: River Plate e Boca Juniors estão eliminados.






Deixe um comentário