Luiz Antônio Prósperi – 20 julho 2025 – (14h29) –
Richard Rios é jogador do Benfica contratado a 30 milhões de euros (R$ 194,1 milhões) do Palmeiras. O volante colombiano deixa o futebol brasileiro na revoada de jogadores importantes negociados nesta janela de transferências (julho a agosto) após o Mundial de Clubes.
Saíram Estevão (Palmeiras>Chelsea), Gerson (Flamengo>Zenit), John Arias (Fluminense>Wolverhampton), Igor Jesus e Jair Cunha (Botafogo>Nottingham Forest), Gregore (Botafogo>Al-Rayyan), entre outros.
Kaio Jorge (Cruzeiro), Yuri Alberto (Corinthians), Wesley (Flamengo) entram na fila dos que podem deixar o Brasil até o fim de agosto quando se fecha a janela do mercado internacional.
É a sina de um futebol exportador por natureza, mesmo em época de aumento das receitas dos clubes, algo inimaginável há pouco menos de cinco anos.
Saem os melhores, chegam os promissores. Paraguaio atacante Ramón Sosa no Palmeiras, meia colombiano Carrascal no Flamengo, meia argentino Montoro e voltante brasileiro Danilo no Botafogo e outros menos cotados.
Com a saída de Estevão, negociado com o Chelsea em 2024 e entregue só agora em julho 2025, Brasil não tem mais nenhum craque precoce a exportar.
Maioria dos jogadores de clubes brasileiros com mercado lá fora já passa dos 23 anos de idade.
Passamos a vender estrangeiros com carreira consolidada aqui. Veja os casos dos colombianos Richard Ríos e John Arias, titulares da Seleção da Colômbia, e negociados nesta semana por Palmeiras e Fluminense.
E ainda resgatamos veteranos à beira do ocaso de suas carreiras. Safra especial: Neymar (Santos), Memphis Depay (Corinthians), Thiago Silva e Fabio (Fluminense), Luciano, Oscar e Lucas Moura (São Paulo), Hulk e Dudu (Atlético-MG), Marinho (Fortaleza), Everton Ribeiro (Bahia).
Valor de Mercado do Brasileirão 2025 alcança em julho a cifra de 1,76 bilhão de euros (R$ 11,38 bilhões), avalia o site de finanças de futebol TransferMarkt. Campeonato nacional soma 664 jogadores registrados – sendo 142 estrangeiros (21% do total) – nos 20 clubes participantes.
Entre os treinadores, 15 são brasileiros e cinco estrangeiros – portugueses Abel Ferreira, Leonardo Jardim e Renato Paiva, argentino Hernan Crespo e o italiano Davide Ancelotti.
Favor não esquecer que a Seleção Brasileira está sob comando do técnico italiano Carlo Ancelotti.
E neste domingo, morre José Maria Marin, 93 anos, ex-presidente da CBF (2012 a 2015), banido do futebol pela Fifa por corrupção, carreira no futebol paulista e política em São Paulo.
E La Nave Va. Bom domingo. Boa Sorte.





Deixe um comentário