Portugal chega à semifinal da Euro com cinco empates

2000

Eurocopa tem sido mãe a Portugal. Em cinco jogos, empatou cinco. Três na primeira fase, um nas oitavas, quando derrotou a Croácia no último minuto da prorrogação, e mais um nas quartas de final ao ficar no 1 a 1 com a Polônia e vencer na decisão por pênaltis (5 a 3) nesta quinta-feira (30/6). Cristiano Ronaldo, mesmo sem brilho, está nas semifinais da Euro-2016. Sua seleção aguarda o vencedor do confronto entre País de Gales e Bélgica nesta sexta-feira.

No jogo contra a Polônia, os portugueses levaram um susto logo no início da partida, com o gol de Lewandowski – o primeiro gol do atacante do Bayern de Munique no torneio – a um minuto. Esse tento do artilheiro exigiu esforço redobrado dos lusitanos.

Quando todo mundo esperava por Cristiano Ronaldo puxando a seleção como uma locomotiva, quem apareceu foi o garoto Renato Sanchez, de 18 anos, contratado do Benfica pelo Bayern de Munique para jogar ao lado de Lewandowski. Insistente e atrevido, o menino marcou um golaço, aos 32 minutos.

3165
Renato Sanchez, garoto-prodígio dos portugueses na Euro

O empate acalmou o jogo. Poloneses e portugueses deixaram de se matar em campo. Passaram a jogar como calculistas, sem se lançar de peito aberto em busca do gol.

Acostumado aos empates ao longo desta Euro, Portugal ficou à espera de uma tacada mortal de Cristiano. Não aconteceu.

2071
Rui Fabrício defende um pênalti da Polônia

A Polônia, percebendo que o adversário estava jogando de uma forma mais conservadora, sempre contando com a genialidade de seu craque, resolveu arriscar um pouco mais. Procurou o gol com determinação e esbarrou no rígido sistema defensivo português comando pelo zagueiro Pepe.

Sem passar pela barreira lusitana, os poloneses se conformaram com o empate ao fim dos 90 minutos. Na prorrogação, cada um cuidou mais de si levando a decisão ao pênaltis.

E mais uma vez apareceu Quaresma. Herói na vitória diante da Croácia nas oitavas, ele bateu o último pênalti que deu a Portugal a classificação às semifinais. Uma benção a um time que joga para vencer, mas que se acostumou a empatar e avançar na Euro-2016.

3696

Anúncios