Qatar News #02: Copa bate recordes de audiência na TV

foto: Fifa oficial

Copa do Mundo Qatar 2022 bate recordes de audiências na TV em todos continentes. Confira relatório oficial da Fifa:

ÁSIA

Jogo da fase de grupos entre Japão e Costa Rica no domingo, 27 de novembro, atraiu uma audiência média de 36,37 milhões de telespectadores. Isso superou a audiência de sua incrível reviravolta contra a Alemanha na abertura do torneio em mais de 10 milhões e foi 74% maior do que a média de audiência doméstica da fase de grupos durante a Copa do Mundo em 2018.

Na quinta-feira, 24 de novembro, na Coreia do Sul, 11,14 milhões de pessoas assistiram à estreia do torneio contra o Uruguai. A transmissão teve um aumento de 97% na audiência da TV em comparação com a média das partidas da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA no Brasil em 2014; 18% a mais do que na Rússia 2018.

EUROPA

Torcedores europeus também estão sintonizados para a segunda rodada das partidas da fase de grupos em grande número

No domingo, 28 de novembro, 65% das pessoas assistindo TV na Espanha viram La Roja enfrentar a Alemanha em um dos jogos mais esperados do torneio até agora. 11,9 milhões foi a audiência combinada na cobertura da La1 e do GOL MUNDIAL, superando a audiência de qualquer jogo da fase de grupos da Copa do Mundo em 2018.

Incrivelmente, mais de três quartos (76,6%) de todas as pessoas assistindo TV na Holanda testemunharam o gol espetacular de Cody Gakpo no empate de 1 a 1 com o Equador. Esta foi a maior audiência de TV do país em 2022 e maior do que qualquer partida durante a Copa do Mundo em 2018.

Na França, o encontro dos Bleus com a Dinamarca foi transmitido pela TF1. Com uma audiência média de 11,6 milhões de telespectadores, a audiência do programa atingiu o pico nos minutos finais da partida, com 14,56 milhões assistindo Kylian Mbappé marcar um gol da vitória no final. Este foi o pico mais alto do torneio na França até agora, batendo 14 milhões de espectadores durante a partida de abertura da França contra a Austrália.

A partida de Portugal com o Uruguai na segunda-feira, 28 de novembro, foi a maior audiência de TV em Portugal para uma partida da Copa do Mundo de todos os tempos. No total, 5,35 milhões de telespectadores em Portugal assistiram a pelo menos um minuto de cobertura enquanto a seleção avançava para a fase eliminatória. A cobertura teve 69,5% de audiência e a Seleção conquistou a segunda vitória em igual número de jogos no torneio. Mais de 80% do panorama televisivo português já viu pelo menos um minuto da cobertura do torneio.

AMÉRICA DO NORTE

O interesse nos Estados Unidos continua a crescer com novos recordes sendo continuamente quebrados.

A cobertura em inglês do encontro dos EUA com a Inglaterra na sexta-feira, 25 de novembro, foi a partida de futebol masculino mais assistida na televisão dos Estados Unidos, com um pico de audiência de 19,65 milhões de telespectadores na FOX. A cobertura da partida em espanhol pela NBC-Universal no Telemundo foi a segunda partida da fase de grupos da Copa do Mundo mais assistida com um time dos Estados Unidos na história da língua espanhola.

No dia seguinte, quando Argentina e México se enfrentaram em uma eliminatória crucial do Grupo C, a transmissão da Telemundo nos Estados Unidos foi a partida da fase de grupos da Copa do Mundo da FIFA mais assistida na história em espanhol no país e a segunda maior de qualquer fase, sempre.

Enquanto isso, no México, a cobertura da mesma partida alcançou uma audiência nacional de 20,96 milhões de telespectadores. A participação combinada nos três canais que transmitem o jogo foi de 67,9%. Isso foi mais alto do que a classificação combinada máxima no território para qualquer partida da Copa do Mundo  em 2018.

Audiência média no Canadá para o empate decisivo com a Croácia foi de 4,33 milhões, com uma participação de 68,4%. Isso foi 17% maior do que a partida de abertura do Canadá e 12% maior do que o maior público combinado no território para o torneio de 2018.

AMÉRICA DO SUL

Na Argentina, a audiência média dos bicampeões da Copa do Mundo  em sua partida decisiva contra o México foi de 8,48 milhões; entregando uma incrível participação de audiência de 81,3%. A audiência do programa foi a maior do torneio até agora no país e 5% superior tanto à primeira partida contra a Arábia Saudita quanto à média de audiência das partidas da fase de grupos da Copa do Mundo 2018.

A Fifa não divulgou os números da audiência do jogos do Brasil na TV brasileira.

YouTube – acompanhe cobertura jornalística no canal Prósperi na Copa: https://www.youtube.com/@prosperinacopa