Pré-jogo Brasil x Camarões: A luta dos reservas de Tite

Antony disputa vaga com Raphinha foto: CBF oficial

Seleção Brasileira encara jogo contra Camarões, sexta-feira (02/12), como uma chance de olhar os reservas de Tite. Classificada às oitavas de final, entra em campo às 22h em Doha (16h de Brasília) formada por 11 suplentes.

Quem briga por posição? A rigor, apenas Antony e Rodrygo estão sob observação mais apurada da comissão técnica de Tite na disputa por vaga no time titular.

No gol, Ederson joga hoje e Alisson descansa. Nem Ederson e muito menos Weverton lutam por vaga entre titulares. Por enquanto, Alisson tem a preferência de Tite.

Entre os zagueiros, Thiago Silva e Marquinhos continuam absolutos. Bremer, recém-chegado no ciclo de seis anos do reinado de Tite, joga para sentir o que é um jogo de Copa do Mundo. Eder Militão sabe que na zaga dificilmente será titular. Mas na lateral-direita vai jogar enquanto Danilo estiver machucado.

Nas laterais, jogam Daniel Alves e Alex Telles. Tocador de pandeiro, como ele mesmo diz, Dani é para atuar mais pensando no ataque. Sem chance de ganhar posição entre os titulares. Danilo é o preferido de Tite. A segunda opção é o zagueiro Eder Militão na função de lateral. Dani terá tempo de sobra para bater pandeiro no Qatar.

Alex Telles também é banco e sem chance de superar Alex Sandro. Só entra no time principal se Alex Sandro continuar machucado.

Bruno Guimarães deve virar titular – foto: CBF oficial

No meio campo, algumas contradições. Fabinho joga hoje porque Casemiro poderia ser punido com segundo cartão amarelo, ficando fora das oitavas. Fabinho é reserva de luxo.

Função de segundo volante ainda atormenta comissão técnica. A preferência é pelo insosso Fred. Paquetá atuou nessa posição no jogo contra Sérvia. Depois adiantou e virou meia diante da Suíça. Fred está escalado no jogo de hoje contra Camarões.

Paquetá pode voltar a ser segundo volante nas oitavas? Difícil. Quem briga pela vaga, com respaldo total de Tite e seu comissariado, é Bruno Guimarães. Disputa com Fred a posição.

No olhar da comissão técnica temos Fred, Bruno Guimarães e até Paquetá na corrida pela função de segundo volante.

Substituto de Neymar, eis a questão. Rodrygo larga na frente. Cá entre nós, Tite nem deveria pensar duas vezes para escalar o garoto na posição do craque do time. Paquetá exerceu essa tarefa no primeiro tempo contra Suíça e saiu reprovado. Aliás Paquetá só vai bem quando divide com Neymar armação do time.

Everton Ribeiro, meia de ofício, ainda não se encaixou em nenhum modelo idealizado por Tite. Treinador não dá sinais onde posicionar o jogador do Flamengo.

Gabriel Jesus busca primeiro gol – foto: CBF oficial

No ataque, Antony será observado com lupa na partida contra Camarões. Se for bem, pode entrar no páreo na disputa com Raphinha na ponta-direita. Por enquanto, Raphinha é o titular.

Gabriel Jesus é o imediato de Richarlison. Pedro, terceiro centroavante e Tite, só entrará em caso de emergência. Jesus precisa de um bom jogo hoje e pelo menos um gol. Não fez nenhum na Copa da Rússia 2018 e agora no Qatar ainda não conferiu – jogou pouco mais de 30 minutos somando dois jogos que entrou no segundo tempo.

Na ponta-esquerda, Gabriel Martinelli ganha uma chance hoje. Apenas para se exercitar. Titular é Vini Jr. Indiscutível.


YouTube – acompanhe cobertura da Seleção Brasileira no canal Prósperi na Copa: https://www.youtube.com/@prosperinacopa