Tite tem pesadelos com Neymar e sonhos com Rodrygo

Tite vive drama sem Neymar na Seleção – foto: CBF oficial

Tite está emocionado e tenso ao mesmo tempo. Seus olhos lacrimejam ao falar de solidariedade e o sorriso sai expontâneo no instante em que esconde da imprensa quem vai substituir Neymar contra a Suíça, nesta segunda-feira (28/11), no estádio dos contêineres em Doha.

É apenas o segundo jogo do Brasil na Copa 2022. Seria uma continuidade de seu plano rumo ao título de campeão. Acontece que a estrela da companhia se machucou. O que parecia solidificado no time se desmoronou no tornozelo avariado de Neymar.

Este é o drama. O que fazer? Tite diz que tem alternativas a usar.

Então este repórter do Prósperi News e do canal Youtube Prósperi na Copa quer saber:

O que a Seleção perde sem Neymar e o que a Seleção ganha com substituto de Neymar?

A resposta de Tite na coletiva de imprensa nesse domingo (27/11):

“Luiz, assim você me quebra!”

E continuou:

“Eu vou dizer o que falei para ele (Neymar) algum tempo atrás. Aquilo que eu acredito, não estou para tecer regra sobre o que é certo e errado. Sabe o que eu acredito no grande talento do atleta diferente. Aquele que faz as coisas bem feitas durante oitenta minutos e, em duas ou três oportunidades, faça a diferença. Esse é o talento, a criatividade. A criatividade não é constante. Olha o primeiro gol nosso, o Neymar recebe em um espaço curto, faz a finta, dá um segundo corte, a bola pega o Vini, goleiro faz uma grande defesa, e o Richarlison faz o gol. Esses talentos aparecem três vezes durante o jogo, isso é ser diferente, e o Neymar tem essa capacidade”.

Em seguida enumerou as opções para vaga de Neymar. Citou praticamente todos jogadores de ataque à disposição: Antony, Gabriel Jesus, Vini Jr, Pedro, Richarlison, Raphinha, Gabriel Magalhães… se esqueceu de um deles.

Cesar Sampaio, ex-jogador e auxiliar de Tite na Seleção, emendou:

“Tem o Rodrygo. A gente tem opções. O Neymar é protagonista do elenco, e a gente conta com ele, porém muitas vezes, em alguns filmes, alguns roubam a cena. Temos atletas no ataque que podem vir a serem protagonistas”.

Estava dada a senha. Rodrygo pode ser o substituto de Neymar contra a Suíça. Aos 21 anos, cria do Santos, arrebentando no Real Madrid e fã confesso de Neymar, Rodrygo está pronto a entrar na vaga do ídolo e caminhar assim até o fim da Copa. A conferir.

Agora vamos falar do lado emocional de Tite. Um repórter pediu a ele solidariedade às vítimas do atentado em Aracruz, no Espírito Santo – quatro pessoas morreram (três professoras e uma aluna) e 13 ficaram feridas em invasão à Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Primo Bitti e a uma escola particular na cidade de Aracruz.

Tite responde:

“Não estava sabendo de Aracruz. O esporte proporciona grandes coisas bonitas, principalmente para os mais jovens em termos educacionais. Minha família estava voltando do jogo, e até chegar o metrô, é longe para caramba, e eu tenho dois netos, pesadinhos, transfere um, transfere outro, o Luca pesado para caramba. Nessa troca (de colo) toda veio um árabe e pediu para ajudar, e pegou… (Tite chora) E pegou meu neto e carregou não sei quanto tempo ele. Tem uma foto que é linda, linda, linda. Gostaria de conhecer o árabe, que mostrou um lado de solidariedade que transcende. Claro que viemos para ganhar, sermos campeões, eu sei, eu sei, mas têm coisas que transcendem. Fazer do Mundial um meio de confraternização, um meio de respeito, faz parte. A minha solidariedade e meu apreço (vítimas de Aracruz).

A partir dessa segunda-feira (28/11) teremos uma resposta ao drama de Tite e o caminho que a Seleção Brasileira vai seguir com ou sem Neymar. Este é seu pesadelo.

O sonho? Bem, o sonho é Rodrygo. Tite exalta o garoto. “O Rodrygo corre que parece que tem a bola grudada no pé.”

 

Doha, 27 de novembro 2022. Por Luiz Antônio Prósperi

Confira também os vídeos do canal no YouTube “Prósperi Na Copa”: https://www.youtube.com/@prosperinacopa