Luiz Antônio Prósperi – 21 outubro (10h55)
Atenção torcedores de Botafogo e Atlético-MG: está no ar a fase de conspiração na Libertadores e, por tabela, no Mundial de Clubes Fifa 2025. A última vaga sul-americana é do campeão da Libertadores, desde que não seja o River Plate. Se o clube argentino levantar a taça, a vaga no Mundial será do Olímpia do Paraguai.
Semifinais Libertadores – jogos de ida:
Terça-Feira (22/10) – Belo Horizonte
Atlético-MG x River Plate
Quarta-feira (23/10) – Rio
Botafogo x Peñarol
“Se o River já tem seu lugar garantido no Mundial, sendo o líder do ranking continental no momento, os demais três semifinalistas (Botafogo, Atlético-MG e Peñarol) ainda sonham com a classificação – e isso só acontecerá caso sejam campeões sul-americanos”, diz documento oficial da Fifa.
“Agora, se o River Plate ficar com o título, seu passaporte para o torneio global será emitido na condição de campeão continental, e uma nova vaga seria aberta por meio do ranking. O beneficiado desse movimento seria o Olimpia, do Paraguai, que se juntaria ao Boca Junior”, diz a Fifa.
Olimpia só vai ao Mundial se o River for campeão. Entendido? E a conspiração?
Simples, o maior dirigente da história do Olimpia do Paraguai é Osvaldo Dominguez Dibb, pai de Alejandro Dominguez, atual presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).
Osvaldo Dominguez faleceu em fevereiro de 2024 e recebeu homenagens da Conmebol por um mês, com minuto de silêncio em todos jogos das principais competições nacionais na América do Sul.
Não por acaso a Conmebol elegeu o Monumental de Nuñez (estádio do River Plate) à sede da final da Libertadores tão logo o River garantiu sua classificação às semifinais.
Antes de o River se classificar, havia a indefinição do palco da finalíssima. Se sabia apenas que seria em Buenos Aires. Garantida vaga na semifinal, Conmebol escolhe o Monumental. Estranho, muito estranho.
River enfrenta o Atlético-MG na semifinal – jogo de ida em Belo Horizonte e a volta em Buenos Aires. Portanto, não custa aos mineiros, desconfiados por natureza, ficar de olhos bem abertos nesses dois jogos contra o River.
Botafogo joga contra Peñarol na outra semifinal – jogo de ida no Rio e a volta em Montevidéu. Classificação do Peñarol tiraria outro clube brasileiro da rota do Mundial de Clubes Fifa 2025. Não custa nada também aos cariocas e ao americano John Textor atenção dobrada nos dois jogos contra o time uruguaio.
Brasil já tem três times no Mundial: Palmeiras, Fluminense e Flamengo. Argentina, dois: River e Boca Juniors. Seria loucura imaginar uma conspiração a favor do Olimpia?
Até os gandulas sabem que a Fifa é dada a favorecimentos políticos. Agraciar a Conmebol, cujo presidente tem ligações umbilicais com o Olimpia, não seria do outro mundo.
MESSI NO MUNDIAL DE CLUBES

A Fifa acaba de premiar o Internacional de Miami com uma vaga no Mundial de Clubes 2025. Lionel Messi joga no Inter, time que tem atraído multidões nos jogos na Florida.
“Todos sabemos o quanto Miami está apaixonada pelo futebol e o quanto o Inter Miami tem de torcida em toda a Flórida, sem contar seu estilo empolgante de futebol”, anuncia Gianni Infantino, presidente da Fifa.
Parabéns por seu maravilhoso sucesso na Supporters’ Shield de 2024. Vocês provaram ser o time mais consistente em campo nos Estados Unidos.” “Portanto, tenho orgulho de anunciar que, como um dos melhores times do mundo, vocês são justos participantes do novo Mundial de Clubes da Fifa de 2025 como representantes do país sede, os Estados Unidos”, diz comunicado oficial da Fifa divulgado sexta-feira (18/10).
Site The Athletic, braço do esporte do jornal New York Times, contesta nessa segunda-feira (21/10) a indicação do time de Messi ao Mundial.
“A Fifa não está nem escondendo mais. Quando você está precisando desesperadamente de um grande acordo de direitos de transmissão e alguns grandes patrocinadores americanos nos próximos meses, o momento da sutileza já passou. Se tudo parece muito conveniente, é porque é exatamente isso”, diz o The Athletic.
A Fifa ainda não informa se vendeu ou não os direitos de transmissão do Mundial nem o valor de cada cota destinada aos 32 clubes participantes.
E O BRASILEIRÃO ?
Todo cuidado é pouco também no Brasileirão.
No empate de Botafogo 1 x 1 Criciúma, time carioca teve gol anulado no último minuto dos acréscimos. Bem anulado, é verdade. Mas narrador do SporTV não perdoou: “É muita vontade de anular esse gol do Botafogo”, enquanto o VAR selecionava as imagens de a bola tocando e escorrendo no braço do zagueiro Barboza, autor do gol do Botafogo.

Na vitória Juventude 3 x 5 Palmeiras, um pênalti claro em Estevão foi ignorado pelo árbitro e VAR, volante Jadson do Juventude fez duas faltas seguidas em Estevão e não foi expulso, e o árbitro ignorou chamado do bandeirinha em falta sofrida por Flaco López permitindo contra-ataque do Juventude.
Corinthians e Vasco contestaram no STJD a decisão de a CBF de remanejar jogos de Flamengo e Atlético-MG no Brasileirão antes das partidas decisivas das semifinais da Copa do Brasil.
Corinthians e Fluminense estão no limite da luta contra o rebaixamento.
Botafogo e Palmeiras disputam palmo a palmo o título do Brasileirão.
Para quem acredita em teorias da conspiração, a hora é agora.





Deixe um comentário