Luiz Antônio Prósperi – 31 outubro (9h45)

Botafogo e Atlético-MG se credenciam à final da Libertadores 2024. Fato consumado após as vitórias em casa por 5 a 0 e 3 a 0 contra Peñarol e River Plate e resultados protocolares nos jogos de volta. Tudo normal. Poder financeiro dos clubes brasileiros na América do Sul estrangula adversários de países vizinhos. De 2019 a 2024, só da Brasil levantando a taça. Restam aos torcedores rivais sul-americanos imitar macacos nas arquibancadas, com a complacência da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), na tentativa de humilhar os brasileiros.

Hegemonia do Brasil no continente deve se estender. Futebol local vive o fenômeno da SAF (Sociedade Anônima  do Futebol) e das bets (apostas esportivas), verdadeiras cachoeiras de dinheiro derramadas em cascatas volumosas nos clubes e em todo sistema do futebol nacional.  

Por isso cabe um alerta. Botafogo e Atlético representam o lado rico do nosso futebol no modelo SAF, um sistema turbinado por muito dinheiro de seus proprietários. É a força da grana na montagem de times poderosos e retaguarda muito qualificada, de alto nível.

Caso do Botafogo é didático. Até 2022, quando foi vendido ao americano John Textor, clube lutava contra rebaixamento no Brasileirão e estava à beira da falência. Apenas dois anos depois, está na final da Libertadores pela primeira vez na sua história centenária e muito perto de ser campeão brasileiro, título que não conquista desde 1995.

Conmebol – reprodução Twitter

Dinheiro, embora puristas continuem negando, faz muita diferença no futebol desde que esse esporte virou um grande negócio.

Bom, mas a conversa do nosso poder na América do Sul não encobre as mazelas das competições locais, gestão da CBF, violência, gramados, calendário…

Veja o caso do Brasileirão 2024 vivendo suas últimas e decisivas rodadas. Semana passada, três árbitros de campo e do VAR foram afastados por incompetência em jogos importantes do campeonato.

Emboscada da Mancha Verde (Palmeiras) em busca de vingança contra a Máfia Azul (Cruzeiro) acaba em uma morte e 17 feridos na estrada que liga São Paulo a Minas Gerais. Em seguida, batalha de notas oficiais de clubes, facções organizadas, federações e CBF, um verdadeiro lava-mãos.

CBF continua com seu presidente exercendo o mandato pendurado em uma liminar do Supremo Tribunal Federal, até o plenário da Corte decidir pela permanência ou não no cargo.

Seleção Brasileira cumpre uma fraca e decepcionante campanha nas Eliminatórias da Copa 2026, mesmo com a troca de quatro técnicos em menos de dois anos.

Vini Jr, estrela maior enquanto Neymar não ressurge, perde a eleição de melhor do mundo. Sua postura no campo e luta contra racismo desenfreado na Espanha, atesta a maioria de analistas, tiraram a Bola de Ouro de suas mãos.

A hora é de festejar mais uma final brasileira da Libertadores, agora entre dois alvinegros. E com possibilidade de repetir a dose na Copa Sul-Americana. Cruzeiro já se classificou diante do Lanús e o Corinthians decide nessa quinta-feira (31/10) a vaga contra Racing da Argentina.

E La Nave Va.

https://x.com/Libertadores/status/1851942197324562678


Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

Tendência

Descubra mais sobre PRÓSPERI NEWS

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue lendo