
Barcelona está preocupado com o cerco do Real Madrid a Gabriel Jesus e de outros concorrentes da Europa a Gabriel e Lucas Lima. Por isso, o secretário técnico Robert Fernández, o homem encarregado de fechar as contratações do Barça, esteve neste sábado (16/7) na Vila Belmiro acompanhando a vitória do Santos por 3 a 1 contra a Ponte Preta. E neste domingo (17/7) vai a Porto Alegre ver Jesus na partida Internacional x Palmeiras.
Fernández tem a companhia do agente André Cury, acostumado a encaminhar ao Barcelona jogadores brasileiros. Cury já levou o diretor Raul Sallenhí ao Allianz Parque há cerca de um mês para observar de perto Gabriel Jesus.
Na Vila, o secretário do clube espanhol saiu sem dar entrevistas a respeito das observações sobre Lucas Lima. Gabriel, com sondagens da Juventus da Itália, entrou no pacote da contratação de Neymar em 2013. O Barça tem opção preferencial de compra do atacante, acordo feito na polêmica transação do Santos com o clube espanhol.
Segundo a imprensa da Catalunha, a prioridade do Barcelona nesta janela de transferência é contratar um atacante para reserva do tridente MSN (Messi, Suárez e Neymar). A dúvida na comissão técnica é entre um jogador jovem ou experiente.
Santos e Barcelona não têm boas relações, desde a venda de Neymar. Clube brasileiro entrou na Justiça pedindo para ser ressarcido na negociação que girou em torno de 80 milhões de euros – 17,7 milhões de euros foram pagos ao Santos.
Fernández não está no Brasil para restabelecer relações “diplomáticas” com o clube. Seu negócio é contratar jogadores, se aprovados pelo Barça.
Na partida contra a Ponte Preta, Lucas Lima jogou menos do que pode jogar. Enfeitou o pavão em lances simples, cometeu alguns erros grosseiros, mas não decepcionou. Digamos que levou uma nota 6.
Gabriel apareceu mais no primeiro tempo, com jogadas de linha de fundo a serviço de Ricardo Oliveira. Na etapa final, perdeu um gol incrível e fez um de uma migalha que sobrou de lance de Ricardo Oliveira.
Gol feito, Gabriel ajoelhou-se sobre o escudo do Santos estampado na grama ao lado das traves, beijou o brazão e depois fez com as mãos o símbolo do coração em cima do distintivo santista na camisa. E ainda fez gestos de um coração pulsando forte na camisa alvinegra. Nesta segunda-feira ele se apresenta à Seleção Olímpica.
“Não sei se foi meu último jogo (no Santos), mas estou muito contente pelo gol e pela vitória. Curti esse momento como se fosse o último. Se for o último jogo, vou ficar muito triste, mas não tem nada definido. Estamos conversando, deixo isso nas mãos dos meus pais e empresários, logo logo isso vai se definir”, disse Gabriel, após a partida, sem revelar com qual clube está negociando.
GABRIEL JESUS
Robert Fernández embarcaria ainda neste sábado a Porto Alegre para ver de perto Gabriel Jesus no jogo Internacional x Palmeiras. O dirigente do Barcelona aperta o passo ao ser informado da aproximação do Real Madrid ao garoto.
A viagem de Fernández, segundo a imprensa da Catalunha, não estava prevista. Coincidência ou não, no mesmo dia que o secretario do Barça embarcou ao Brasil, o jornal AS deu capa a Gabriel Jesus com relatos de que o Real Madrid havia assumido a dianteira na contratação no jogador do Palmeiras – informação antecipada neste blog.
Jesus tem um pacto com o presidente Paulo Nobre de que não vai deixar o clube neste ano. O Real Madrid estaria disposto a fechar o negócio e deixar o menino no Palmeiras até julho de 2017. A multa contratual do garoto é de 24 milhões de euros a cinco clubes da Europa. O Real é um deles e tem como trunfo a proximidade de Jesus com Ronaldo Fenômeno, parceiro do clube merengue.