Marrocos e Argentina nas semifinais dão vida ao Qatar

Qatar 2022 entra no livro das Copas do Mundo como uma das mais “democráticas” de todos os tempos. Semifinais com seleções da África, América do Sul, Europa Leste e Europa Central é algo inédito no futebol.

Quis a bola premiar tamanha disparidade numa Copa condenada por ser disputada em um país que não respeita direitos humanos, por ser homofóbico e discriminar as mulheres. Qatar tem sido atacado desde 2010, quando, por manobra da Fifa e acusação de propinas de milhões de dólares, ganhou direito de ser a sede e organizar o Mundial de 2022.

Marrocos, na África Árabe, é um exemplo do futebol democrático da Copa 2022. A surpreendente classificação inédita às semifinais, eliminando Portugal, uma das potências europeias, é um feito extraordinário de se registrar na eternidade do futebol.

Portugal tombou diante de Marrocos na quartas de final, assim como a Espanha havia sido eliminada nas oitavas por essa seleção africana de muita gana, estratégias táticas e jogadores acima da média como Ziyech, Hakimi e esse múltiplo Amrabat. Sem falar no treinador Walid Regragui, há apenas cinco meses no comando da seleção marroquina.

Neste sábado (10/12) de festa africana, Marrocos empurrou Portugal ao abismo e, por tabela, colocou um ponto final na ambição de Cristiano Ronaldo conquistar uma Copa no ocaso de sua carreira. CR7 deixou o Estádio Al Thumama derramando lágrimas, assim como Neymar no Estádio Education City na sexta-feira (09/12).

foto: Twitter Fifa

Outro prêmio a este Mundial do Qatar é classificação da Argentina, única representante da América do Sul a sobreviver. Graças à genialidade de Lionel Messi, os vizinhos do Brasil superaram a sempre forte Holanda na decisão por pênaltis na sexta-feira (09/12). Um triunfo colossal a ponto de o La Nación, um dos grandes jornais de Buenos Aires, manchetear: “Messi, o maior de todos, coloca o mundo aos seus pés”.

Um pouco mais cedo na sexta-feira, a Croácia havia despachado o sempre favorito Brasil de volta aos seus pecados. Capitaneados por esse magistral Modric, os croatas jogaram em honra a um país machucado da guerra da independência.

“Isso é para vocês. Estou muito feliz por nós. Com três milhões e meio de habitantes, estamos nas semifinais pela segunda vez consecutiva. Não somos normais”, disse o técnico Zlatko Dalic, dedicando a vitória contra o Brasil aos veteranos da guerra da Croácia.

Foto: Twitter Fifa

Ainda neste sábado, Inglaterra e França, um épico confronto mais pela histórica rivalidade secular dos dois países aos embates do futebol, decidiram quem é o representante da Europa Central nas semifinais da Copa 2022. Os franceses levaram a melhor.

No jogo de bom controle da Inglaterra, a França vence por 2 a 1. E parte em busca do bi podendo repetir feito do Brasil, campeão duas vezes em Copas seguidas. – 1958 na Suécia e 1962 no Chile. Franceses levantaram a taça em 2018.

Do lado dos ingleses, decepção. Jogam bem e perdem como sempre. Harry Kane, astro da companhia, teve dois pênaltis pra bater. Fez um e errou outro. Inglaterra volta para casa e sua torcida pequena no Qatar em silêncio.

O que está presente neste momento é alegria geral nas ruas de Doha com a festa absurda de Marrocos ao avançar às semifinais. Comunidade árabe do Qatar abraçou a seleção marroquina como se fosse uma irmã que há muito tempo não a recebia em sua casa.

Festa também de argentinos em comunhão com torcedores indianos e mais “estrangeiros” vizinhos do Qatar. É impressionante quantidade de cidadãos andando por Doha vestindo a camisa listrada azul-branca argentina.

Qatar 2022 ganha mais vida com Marrocos e Argentina. A história está aí.

foto: Twitter Fifa

 

Doha, 10, dezembro 2022. Por Luiz Antônio Prósperi


YouTube – Acompanhe cobertura jornalística da Seleção Brasileira e Qatar 2022 no canal Prósperi na Copa: https://www.youtube.com/@prosperinacopa

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s