Cinco análises de futebol para você ler nesta segunda-feira (09/5) antes de dormir

A menos de uma semana da abertura do Campeonato Brasileiro 2016, clubes batem cabeça. O Cruzeiro continua sem técnico, após a recusa de Ricardo Gomes. Na CBF, treinadores participaram de um debate, Tite esteve lá como convidado e nada falou de seleção. Presidente da Fifa, Gianni Infantino, diz que daqui para frente entidade terá tolerância zero com a corrupção.

1.CRUZEIRO SEM RUMO
Quando não se classificou à final do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro dispensou Deivid, então um treinador em começo de carreira. Seus dirigentes imaginaram que no dia seguinte teriam um novo técnico. Nada Feito.

Análise – O comando do Cruzeiro se mostra incompetente. Ao demitir Deivid, não tinha um treinador engatilhado. Ofereceu boa grana a Jorginho e dava como favas contadas. Jorginho preferiu ficar no Vasco. O clube mineiro foi atrás de Marcelo Oliveira, que também negou. No desespero tentou tirar Ricardo Gomes do Botafogo. Ricardo disse não. É bem provável que o Cruzeiro não terá um técnico efetivo no início do Brasileirão. Patético.

2.TITE NA CBF
O treinador do Corinthians esteve na sede da CBF, a convite da entidade, para discutir o futebol brasileiro ao lado de técnicos da maioria dos clubes da Série A e de Dunga. Abordado por repórteres ao final do encontro, disse que seu momento na Seleção Brasileira  passou e defendeu a permanência de Dunga. “A continuidade serve em todos os níveis, serve a clubes e à Seleção”, disse Tite.

Unknown-6Análise – Tite foi diplomático no encontro na CBF. Não seria elegante falar em Seleção tendo ao seu lado o atual treinador do escrete, Dunga. Ele também não se sentiu constrangido a participar do debate na entidade que ele mesmo condenou ao recusar consultas para assumir a Seleção. Na verdade, Tite deixou de ser unanimidade como sucessor de Dunga após a queda do Corinthians na Libertadores e Paulistão.

3.FIFA LIMPA
Gianni Infantino, novo presidente da Fifa eleito em fevereiro, disse nesta segunda-feira que a entidade não vai tolerar mais a corrupção no futebol e quem cometeu atos ilícitos, levando dinheiro por baixo do pano, será punido e banido do esporte.

Unknown-5Análise – Até pouco tempo, Infantino era braço direito de Michel Platini no comando da Uefa. Platini renunciou nesta segunda-feira à presidência da Uefa ao ter sua punição reduzida no Conselho de Ética da Fifa. Platini é acusado de receber uma grana do ex-presidente Joseph Blatter em votações de negócios da Fifa. Infantino,  antes de tudo, precisa mostrar que é limpo. E depois agir honrando o cargo que exerce. Enquanto isso, José Maria Marin, Ricardo Teixeira e Marco Polo Del Nero que se cuidem.

4.CORINTHIANS SEM ZAGUEIROS
Felipe recebeu sondagens do Porto. Yago teve contraprova positiva no doping e vai ficar afastado por 30 dias. E Balbuena foi convocado pelo técnico da Seleção do Paraguai para disputar a Copa América, em junho, podendo perder 9 rodadas do Brasileirão.

images-7Análise – Iludido de que iria longe na Libertadores e portanto não perderia jogadores importantes, o Corinthians corre risco de jogar boa parte do Brasileirão com zagueiros reservas. Isso não é nada confortável para Tite, que, mais do que antes, tem de concluir o processo de reconstrução do time com certa urgência. O Campeonato Brasileiro exige uma boa largada para entrar na briga pelo título ou pelo menos não sofrer no fim. Tite não pode ficar apenas com zagueiros reservas.

5.DE OLHO NOS MENINOS
Balanço rápido dos Estaduais, encerrados neste domingo, aponta boas revelações que podem fazer sucesso no Brasileirão se, evidente, não forem negociados na próxima janela de transferências.

images-8Análise – Os meninos pedem passagem nos grandes clubes. Um punhado deles apareceu nesses famigerados Estaduais. Aliás, os garotos revelados são as únicas boas notícias dos campeonatos. Vamos aos nomes: Tchê Tchê, do Audax e de mudança para o Palmeiras; Capixaba, 19 anos, meia do Atlético-MG, Andrigo, 20 anos, atacante do Inter de Porto Alegre, Ribamar, 19 anos, atacante do Botafogo do Rio, Juninho, zagueiro do Coritiba.

Você vai acompanhar neste blog um perfil desses garotos e de outros cotados a revelação nos posts MENINOS DO BRASILEIRO 2016. O primeiro perfil publicado foi de Vitinho, meia do Palmeiras. Espero você lá, meu caro e raro leitor.

Anúncios