Palmeiras avança com a sabedoria de Zé Roberto e entra na contagem regressiva do título do Brasileirão

ze

Palmeiras entra na contagem regressiva do título do Brasileirão ao derrotar o Santa Cruz por 3 a 2 no Recife. Com o resultado, abre três pontos do vice-líder Flamengo, a dez rodadas do fim, e consolida a campanha de mais forte candidato a levantar a taça. No jogo, Cuca iniciou com Zé Roberto na articulação para compensar a ausência de Dudu, suspenso. Funcionou no primeiro tempo – depois Zé voltou a jogar na lateral -, quando ele fez o gol e abriu o caminho da vitória definitiva.

Times que embicam a briga séria pelo título têm de contar com jogadores acima da média ou no mínimo versáteis. É o caso desse jogador de 42 anos, um líder silencioso na técnica e nos vestiários. Zé Roberto fez a diferença.

No primeiro tempo, Palmeiras criou pouco, mas não correu riscos. Teve duas chances e cravou uma – golaço de Zé Roberto – e não permitiu ao Santa Cruz incomodar Jailson. Sinal de que Cuca acertou ao formar o meio-campo com três bons marcadores e de boa saída de bola.

Moisés, Tchê Tchê e Zé Roberto coordenaram todas ações do time, na hora de apertar o adversário e na busca dos atacantes. Eram os encarregados de acionar Roger Guedes, Gabriel Jesus e Erik. Trabalharam bem.

cuca-palmeiras-river-plate-montevideo-copa-libertadores-14042016_vl43jh2e2j1a1a55gtssnp3la

O problema é que os três garotos na linha de frente optaram por bater no paredão do Santa Cruz. Se movimentaram pouco e driblaram quase nada. Mesmo assim sofreram faltas perto da grande área, colecionaram alguns escanteios e, mais importante, abriram espaço para os meias chegarem na linha de gol.

O gol de Zé Roberto começou com Jesus recuando para atrair a marcação e Erik de pivô até a servir o veterano jogador que, com extrema categoria, deu uma cavadinha e venceu Kölln, aos 32 minutos. Gol que deu ao líder a tranquilidade de fechar a primeira parte do jogo em vantagem.

Tudo isso mudou no segundo tempo quando Doriva voltou com Arthur no ataque na vaga do meia Derley. Santa Cruz ganhava um jogador para dialogar com Keno, aumentar sua produção ofensiva e dar trabalho a Jailson. A mudança desconcertou a marcação do time de Cuca, que havia trocado Erik por Leandro Pereira.

Em 20 minutos, aconteceu de tudo. Arthur empatou, aos 10. Leandro Pereira fez o segundo,  aos 20. Gol que poderia dar tranquilidade ao Palmeiras, não fosse o pênalti ridículo de Jean em Arthur, aos 24, convertido por Grafite.

O novo empate do Santa minou a autonomia do líder. Cleiton Xavier havia entrado no lugar de Egídio e Zé Roberto saiu do meio para jogar na lateral. Alteração bem pensada, mas de pouco fruto. Xavier fez o time ficar mais lento e ainda atraiu o adversário a pressionar. Zé, muitas vezes, deixava a lateral para socorrer Xavier.

No momento de maior aperto, saiu o gol salvador. Jean, muito mal no jogo, achou Cleiton Xavier na ponta direita e o meia cruzou rasteiro na medida para Roger Guedes entrar entre os zagueiros e marcar o terceiro, aos 34. Gol que daria a vitória ao Palmeiras. O Santa Cruz ainda deu algum susto com escanteios que pararam em Jailson. Mesmo na lateral, o veterano de 42 anos comandou o time até o fim.

Vitória assegurada do líder e mais um degrau acima na busca da taça. Dessa vez com assinatura de Zé Roberto.

FICHA DO JOGO

Santa Cruz 2 x 3 Palmeiras

Gols: Zé Roberto, aos 33 minutos do primeiro; Arthur, 10; Leandro Pereira, aos : Grafite, aos 24; Roger Guedes, aos 34 minutos do segundo tempo.

Santa Cruz: Edson Kölln, Danilo Pires, Neris, Danny Morais e Allan Vieira (Jadson); Uilian Correia, Derley (Arthur) e João Paulo; Pisano (Wagner), Grafite e Keno. Técnico: Doriva

Palmeiras: Jailson, Jean, Edu Dracena, Vitor Hugo e Egídio (Cleiton Xavier); Tchê Tchê, Zé Roberto e Moisés; Roger Guedes (Thiago Santos), Gabriel Jesus e Erik (Leandro Pereira). Técnico: Cuca

Juiz:Dewson Fernando da Silva
Cartões amarelos: Derley, Neris, Danny Morais, Erik, Allan Vieira, Pisano, Grafite, Jailson, Gabriel Jesus
Renda: R$ 102.040,00
Público: 7.189 pagantes
Local: Arrudão

Anúncios