Mudança de calendário da CBF favorece torcedor de poltrona e obriga clubes a gastar mais com jogadores

tacabrasileiraoTorcedor de poltrona aplaudiu o novo calendário futebol brasileiro, divulgado pela CBF nesta segunda-feira (14/11). Sem gastar com ingressos, terá na televisão na sua sala três competições quase simultâneas, de fevereiro a dezembro de 2017. Jogos que não acabam mais alojados no Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores e Copa do Brasil. De lambuja, ainda poderá acompanhar os Estaduais (de fevereiro a maio), Copas Sul-Americana, Verde e do Nordeste.

Enquanto a TV distribui as cartas, o distinto cidadão da poltrona enche a geladeira de cerveja e os clubes são obrigados a engordar seus elencos de jogadores para suportar a maratona de jogos. Quem não tiver orçamento de peso, vai ficar no meio do caminho.

Este Blog do Prósperi já havia alertado sobre a necessidade de os clubes brasileiros investirem mais na contratação de jogadores quando a Conmebol resolveu esticar a Libertadores e Copa Sul-Americana. De acordo com o calendário oficial da CBF, adequado às novas mudanças no continente, a temporada 2017 vai ser um desafio a um time que pensa em brigar pelos quatro títulos – Estadual, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão -de mais destaque no próximo ano.

A Conmebol propõe Libertadores, de 1.º de fevereiro, com a Pré-Libertadores, até 29 de novembro – em 20 datas. A Copa Sul-Americana, seria de 5 de abril a 13 de dezembro – em 12 datas.

Copa do Brasil muda

Com esta nova arrumação da Conmebol, a CBF foi obrigada a mexer no calendário nacional. A Copa do Brasil deve começar dia 8 de fevereiro e a final no dia 12 de outubro, em 23 datas. Nesse roteiro, um novo regulamento está em análise na entidade. Seria disputada em oito fases. As duas primeiras em jogos únicos. Continua valendo a regra de que os times brasileiros na Libertadores entrarão direto nas oitavas de final e os clubes do País, participantes da Copa Sul-Americana, poderão jogar a Copa do Brasil desde o início. Um mundão de jogos.

Brasileirão preservado

Sem mudanças na fórmula de disputa, respeitando os pontos corridos em 38 rodadas – turno e returno -, o campeonato vai de 14 de maio a 3 de dezembro, em 38 datas. Nas três datas dos jogos da Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa de 2018, não teremos rodadas no Brasileiro 2017.

Pré-temporada e Estaduais 

Clubes terão 25 dias – de 4 a 28 de janeiro – para a pré-temporada. Os Estaduais começam dia 29 de janeiro e acabam dia 7 de maio. No total, teremos 18 datas para “desfrutar” de jogos sem muita emoção nos campeonatos estaduais Brasil afora.

DEU Fussball Fernsehen Rechte

Felizardo da poltrona

É por que isso que o torcedor da poltrona vai se dar bem. Sem ter de gastar muito dinheiro, a não ser que se interesse por uma assinatura de TV a cabo, vai se acomodar de frente ao aparelho HD e ver um jogo atrás do outro, de fevereiro a dezembro.

Os que gostam de frequentar os estádios, terão de fazer as contas e analisar com cuidado se a sequência absurda de jogos do seu time não vai comprometer orçamento doméstico.

Dirigentes de clubes, esse serão obrigados aumentar o número de contratações e com a mesma grana paga pela televisão, que detém os direitos de transmissão dos torneios. 

Clube rico, com receitas variadas, tem tudo para colecionar taças ao fim do ano. Quem está com o caixa baixo, já pode passar o chapéu sob risco de dar vexame em 2017.

cbf_calendario_2017_920

Anúncios