Seleção Brasileira: Ramon acerta na convocação e surpreende com Rony

Rony na Seleção Brasileira – foto: Ag Palmeiras oficial

Seleção Brasileira tem uma nova cara. Ramon Menezes, técnico interino eleito  pela CBF, acerta na lista ao rejuvenescer o grupo e abrir espaço a jogadores que atuam no Brasil. Um deles, Raphael Veiga (Palmeiras), chega enfim ao escrete com pelo menos dois anos de atraso. Ramon convocou 23 jogadores para amistoso contra Marrocos, semifinalista na Copa Qatar 2022. Rony, a maior surpresa.

Veiga, preterido por Tite no último ciclo de quatro anos da Seleção até a Copa, deve assumir a função de principal articulador do time. Ufa!

Se Veiga era barbada nessa convocação com a saída de Tite, a convocação de Rony cai como uma bomba. Não por seu futebol e dedicação e sim por nunca ter aparecido sequer em listas de convocáveis.

Uma vez Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, disse assim: “Eu amo o Rony. Pergunta ao Klopp (Jurgen, técnico do Liverpool) se ele não queria o Rony no seu time”.

“Chamamos o Rony porque ele está jogando muito no Palmeiras” – disse Ramon Menezes.

Raphael Veiga, Rony e Weverton – faltou Dudu – na lista de Ramon Menezes é um reconhecimento às últimas conquistas do Palmeiras.

Chama atenção que nenhum jogador do Flamengo foi convocado. Nessa nova Seleção, João Gomes, transferido ao Wolverhampton há menos de um mês, é remanescente do Flamengo.

“Cheguei do Sul-Americano Sub-20 pensando e analisando muito. Não é fácil fazer a lista da seleção, porque temos ótimos jogadores, e você acabou de citar dois deles, o Pedro e o Gabigol, que também poderiam estar na lista de hoje” – Ramon Menezes.

A nova Seleção também apresenta cinco jogadores campeões no último Sul-Americano Sub-20, disputado em fevereiro na Colômbia, com Ramon Menezes no comando. Confira:

Mycael (goleiro, Athletico-PR), Robert Renan (zagueiro, ex-Corinthians e hoje no Zenit), Arthur (lateral, América-MG), Andrey (volante, Vasco) e Victor Roque (Athletico-PR).

Abre espaços a mais jogadores que atuam no Brasil. Oito convocados:

Weverton (goleiro, Palmeiras), Mycael (goleiro, Athletico-MG), Arthur (lateral, América-MG), Raphael Veiga (meia, Palmeiras), Rony (atacante, Palmeiras), André (volante, Fluminense), Victor Roque (Athletico-PR) e Andrey (volante, Vasco).

E deixa Neymar fora da convocação. Craque do PSG sofreu um entorse no tornozelo direito e não se recuperaria a tempo de jogar o amistoso contra Marrocos.

Dos que foram à Copa Qatar 2022, Ramon chama 11 da lista de Tite. Confira:

Ederson (Manchester City), Weverton (Palmeiras), Alex Telles (Sevilla), Casemiro (Manchester United), Lucas Paquetá (West Ham), Antony (Manchester United), Rodrygo (Real Madrid), Richarlison (Tottenham), Vinicius Jr (Real Madrid) e Marquinhos (PSG).

Ricardo Gomes, observador de Tite na Copa 2022, assume a função de novo coordenador Seleção Brasileira.

Que fique bem claro, Ramon Menezes (técnico) e Ricardo Gomes (coordenador) comandam a Seleção como interinos.

Depois do amistoso contra Marrocos, Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, vai dar continuidade ao processo de escolha do novo treinador do escrete.

Na coletiva nessa sexta-feira, Ricardo Gomes deu uma pista sobre o sucessor de Tite:

“Sobre o treinador, o que vai fazer a diferença é a competência… Não é a nossa cultura (técnicos estrangeiros na Seleção), mas a escolha será do presidente (da CBF) e da diretoria… Temos aqui no mercado brasileiro grandes treinadores, também temos bons treinadores portugueses (no Brasil)… Eu comecei minha carreira no PSG, então não posso falar contra estrangeiros.”

Ramon Menezes é candidato a permanecer no comando da Seleção, seguindo exemplo de Lionel Scaloni, campeão do mundo com a Argentina no Qatar.

Primeiro sinal de Ramon foi positivo. Na CBF a preferência é por Carlo Ancelotti, italiano técnico do Real Madrid.

Como no futebol brasileiro nem tudo é verdade. Novo técnico da Seleção pode ser um que esteja trabalhando no Brasil, estrangeiro ou brasileiro. A conferir.