Santos vai à final com Vanderlei em tarde de Fernando Prass

PRO8
Vanderlei rouba a cena de Prass na decisão por pênaltis
Dorival Júnior vacila nos minutos finais e quase cai na Vila Belmiro na decisão das semifinais contra o Palmeiras. Derrotado, Cuca promete enxugar o elenco no Brasileirão-2016

Chegar à oitava final seguida de Campeonato Paulista não é para qualquer um. O Santos conseguiu essa façanha ao derrotar o Palmeiras na decisão por pênaltis (3 a 2) neste domingo na Vila Belmiro – 2 a 2 nos 90 minutos. Vai brigar pelo título contra o Audax.

Antes de entrar no mérito da classificação, não custa alertar para o vacilo de Dorival Júnior ao imaginar que o adversário estava morto, restando cinco minutos para o término do clássico. Seu time vencia por 2 a 0. A torcida do Santos, única na Vila por ordem política, já gritava “eliminado”. Então, Dorival sacou Gabriel, autor dos dois gols, e colocou um volante. E assistiu, complacente, seus jogadores tratarem os minutos finais com indolência.

Quando o Palmeiras empatou, com dois gols de Rafael Marques, aos 42 e 43 minutos, Dorival se desfigurou. Torcida e jogadores desabaram. A vantagem emocional mudou de lado. Na decisão por pênaltis, o time de Cuca saiu na frente com Cleiton Xavier e o erro de Lucas Lima. Se Barrios tivesse convertido o segundo, a pressão seria ainda maior nas costas dos santistas, mas Barrios errou.

Vanderlei defendeu o pênalti cobrado por Barrios, pegou o de Rafael Marques e ainda se vingou de Fernando Prass, que mandou a bola na trave saindo para fora na última cobrança do Palmeiras .

PRO9-2
Rafael Marques revira o clássico com dois gols em dois minutos

Dorival Júnior disse que o Santos fez uma partida irrepreensível. Garantiu que suas substituições foram corretas e o clássico estava sob controle… “Mas, é futebol, gente! Pode acontecer de tudo. A nossa derrota seria uma injustiça muito grande.”

Foram explicações um tanto sem conteúdo para o grande risco que correu. Subestimou o adversário quando tinha de insistir na intensidade do seu time em cima do Palmeiras. Ao tirar Gabriel, perdeu também um cobrador de pênalti.

pro2
Gabriel faz dois gols e sai substituído antes da hora por Dorival Júnior

Do lado do Palmeiras, Cuca demorou para tomar a decisão na terceira substituição com Barrios, de referência entre os zagueiros, por Gabriel Jesus, que tremeu na decisão na Vila – perdeu um gol imperdível.

Cuca, a exemplo de Dorival, também disse que fez o que estava nas mãos. Desabafou apenas contra o quarto árbitro pela sua expulsão ao comemorar o segundo gol do Palmeiras. Disse que foi proibido de trabalhar com seus jogadores na decisão por pênaltis.

PRO-2
Cuca promete enxugar o elenco e ser campeão do Brasileirão-2016

O treinador do Palmeiras adiantou que vai enxugar um pouco o grupo de jogadores (39) e qualificá-lo para o Campeonato Brasileiro. “Agora sim vou ter tempo para armar o time do jeito que entendo seja o mais adequado. Vamos buscar o título do Brasileiro”, avisou.

Dorival Júnior, por enquanto, vai cuidar da final do Paulistão contra o invejável Audax. Ele sabe que pode perder peças importantes logo após o Paulistão. Lucas Lima, Gabriel e Zeca estão na mira de grandes clubes europeus.

 

Anúncios