Palmeiras esquece Academia de Goleiros e procura sucessor de Fernando Prass

marcos

Palmeiras tinha uma Academia de Goleiros até Marcos se aposentar em 2012. Revelava como ninguém. Quando ‘São Marcos’ saiu de cena, o clube não conseguiu emplacar mais nenhum goleiro, mesmo com muitos garotos convocados com regularidade pelas seleções de base da CBF. Sem Fernando Prass e com as primeiras pixotadas de Vagner, o Palmeiras não tem a quem recorrer na Academia e vai ao mercado em busca de um goleiro.

Cuca adiantou, logo após o empate com a Chapecoense nesta quinta-feira (04/8), que não tem confiança plena em Wagner. Admitiu que vai conversar com Vagner e pode até trocar e dar uma chance ao reserva Jaílson no jogo contra o Vitória, neste domingo, no Allianz Parque.

CucaO treinador não tem muito tempo para refletir. Ou vai com Vagner, mesmo diante da insegurança que o goleiro tem transmitido, ou radicaliza. Está em jogo a liderança do Campeonato Brasileiro, o título simbólico do primeiro turno e o futuro do time no Brasileirão.

 

Vagner ‘estreou’ contra o Atlético-MG na derrota por 1 a 0 – não teve culpa no gol. Na segunda partida, falhou ao cometer pênalti em Vinicius quando o Palmeiras estava perto de empatar o jogo contra o Botafogo no Rio. E, diante da Chapecoense, saiu mal no gol de Kempes e por pouco não fez pênalti em Hyoran quando o Palmeiras já perdia por 1 a 0.

5794fd1f6544f
Vagner não inspira confiança no gol do Palmeiras

Jaílson, 35 anos, 1,86 m, tem no currículo apenas três participações em jogos do Palmeiras nesta temporada. Em 2016, era o terceiro reserva se revezando com Aranha no banco de Fernando Prass.

Vinicius Silvestre, 22 anos, 1,95 m, é o terceiro goleiro do elenco de Cuca. Revelado na base do Palmeiras, não disputou nenhuma partida nesta temporada. Daniel Fuzato, 19 anos, do time Sub-20, tem sido convocado para a Seleção Brasileira Sub-20, mas não aparece ainda no grupo de Cuca.

Sem muitas opções no seu elenco e com receio de apostar nos garotos, Cuca avalia a possibilidade de contratar um goleiro.

Éverton, 26 anos, 1,92 m, titular do Ceará na Série B do Brasileiro, foi sondado pelo Palmeiras – o clube nega. Sua experiência se resume a times das Séries B e C.

Cuca, neste momento, tenta evitar o que aconteceu com outros treinadores que apostaram na famosa Academia de Goleiros do Palmeiras quando Marcos pendurou as luvas.

Marcos, revelado no clube, virou reserva de Velloso, também forjado nas categorias de base  do Palestra, em 1996. Assumiu a condição de titular em 1999 e não mais saiu, conquistando a Libertadores e Copa do Mundo de 2002. Velloso surgiu depois de Zetti, outro goleiro que o Palmeiras revelou e virou um dos melhores do Brasil

Depois de Marcos, o clube contratou Fernando Prass em dezembro de 2012. Prass jogou na campanha da Série B de 2013. Em 2014 sofreu fratura no cotovelo e ficou cinco meses sem jogar. Neste período, treinadores do Palmeiras apostaram em Bruno, Deola e Fábio, todos forjados na base do clube. Nenhum deles vingou. Diego Cavallieri, revelado no Palmeiras e sucessor natural de Marcos, havia sido negociado com o futebol europeu.

Cuca não quer correr este risco. Prass só volta em 2017. Vagner e Jailson não têm a sua confiança. Vinicius Silvestre é novo. A solução, entende o treinador, é contra um goleiro bom e experiente. A decisão está nas mãos da diretoria.